domingo, 22 de junho de 2014

22 DE JUNHO - HENRY RIDER HAGGARD



EFEMÉRIDEHenry Rider Haggard, escritor britânico, nasceu em Bradenham, no condado de Norfolk, em 22 de Junho de 1856. Morreu em Londres no dia 14 de Maio de 1925. Escreveu obras conhecidas mundialmente, como “As minas do rei Salomão”, geralmente aventuras protagonizadas por exploradores ingleses que viajavam pelo continente africano.
Estudou na Ipswich Grammar School e, aos dezanove anos, foi para a África do Sul como secretário do governador da província de Natal. Quando o Transval foi anexado pela Grã-Bretanha em 1877, seguiu para lá como comissário especial. Voltou a Inglaterra em 1879 e, no ano seguinte, casou-se com Mariana Margitson, com quem regressou a África. Além de administrador colonial, foi também agricultor.
A partir de 1882, de novo em Inglaterra, estudou Direito, inscrevendo-se na barra do tribunal em 1884. Simultaneamente, começou a escrever romances e, em 1885, lançou com sucesso o livro “King Solomon’s Mines” (“As Minas do Rei Salomão”), com o qual conseguiu assegurar a sua independência financeira.
Como funcionário da coroa inglesa na África do Sul, Rider Haggard pôde conhecer vários países e muitos costumes, crendices e lendas que viriam a influenciar de modo marcante o seu génio literário. Alguns dos seus personagens, muito populares na época em que foram criados, seriam referidos em obras dos famosos psicólogos Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. Os seus livros mereceram cerca de cinquenta adaptações ao cinema e à televisão. Foi agraciado – em 1919 – com o título de Sir, «por feitos brilhantes em representação do seu país».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...