domingo, 29 de junho de 2014

29 DE JUNHO - PRIMO CARNERA



EFEMÉRIDEPrimo Carnera, pugilista italiano, morreu em Sequals no dia 29 de Junho de 1967. Nascera também em Sequals, em 26 de Outubro de 1906. Foi o mais alto (1,97) e o mais pesado (122 kg) campeão mundial dos pesos pesados da história do boxe até 2005, ano em que foi destronado por Nikolay Valuev.
Tendo por origem uma família muito pobre, teve de começar a trabalhar ainda criança. Distinguiu-se sempre pelo seu físico impressionante. Nasceu com 8 kg, aos 10 anos vestia os fatos do pai e aos dezasseis já pesava 120 kg.
Emigrou para França aos 14 anos, indo trabalhar como carpinteiro. Dois anos mais tarde, juntou-se a uma trupe de circo. Numa das paragens da trupe, foi notado pelo antigo campeão de boxe francês, Paul Journée, que o aconselhou a seguir a carreira de pugilista. Journée começou então a treiná-lo e arranjou-lhe um empresário.
Em Setembro de 1928, em Paris, disputou com Léon Sebilo o seu primeiro combate como profissional, ganhando-o em dois rounds. Venceu igualmente os seis combates seguintes, sofrendo depois a primeira derrota por desqualificação. O seu empresário organizou-lhe vários duelos na Europa, mas com boxeurs pouco famosos. Estes combates, porém, chamaram a atenção do empresário americano Walter Friedman, que convenceu o treinador e o empresário de Carnera no sentido de o apresentar nos Estados Unidos a partir de 1930. Segundo ele, a sua imagem e o seu físico seriam, por si só, susceptíveis de atrair multidões.
Na América, Carnera tornou-se um “animal de feira” e ganhou fama. As suas fotos eram profusamente distribuídas, por vezes na companhia de pessoas muito baixas, de modo a ampliar ainda a diferença do seu físico. Participou também em numerosas exibições, nomeadamente num combate em 1933 contra um canguru. Esta exibição rendeu-lhe 20 000 dólares, duas vezes mais do que iria ganhar pela sua vitória contra Jack Sharkey um pouco mais tarde e que lhe valeu o título mundial. A maior parte dos seus lucros desaparecia, no entanto, nas mãos da máfia por intermédio dos promotores dos combates e dos espectáculos.
Conquistou o título mundial dos pesos pesados em Junho de 1933, vencendo Jack Sharkey por KO. Permaneceu com o título durante quase um ano, tornando-se um ídolo no seu país. Perderia o título alguns dias antes de completar um ano exacto, tendo cedido o cinturão ao americano Max Baer. Tentou dois anos mais tarde recuperar o título, defrontando Joe Louis que se tornara entretanto o novo campeão, mas foi posto KO ao 6º round. A partir daí, a sua carreira começou declinar. A saúde tornou-se também frágil. Diabético, foi-lhe extraído um rim em 1938. Em 1944, abandonou definitivamente o boxe. Quase sem dinheiro, começou a apresentar-se em combates de wrestling (1946) e assim se manteve até 1961. Paralelamente, protagonizou alguns filmes, casou-se e naturalizou-se norte-americano.
Carnera foi durante 56 anos o único italiano a conquistar o título mundial de pesos pesados, até Francesco Damiani conseguir o mesmo feito.
Morreu em 1967 de doença no fígado provocada por alcoolismo e por diversas complicações diabéticas. O escritor Phillipe Fusaro, no seu livro “O Colosso de argila” (2004), contou a vida de Carnera de modo romanceado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...