terça-feira, 3 de junho de 2014

3 DE JUNHO - JOÃO AGUIAR



EFEMÉRIDE João Casimiro Namorado de Aguiar, jornalista e escritor português, morreu em Lisboa no dia 3 de Junho de 2010, vítima de cancro. Nascera, igualmente em Lisboa, em 28 de Outubro de 1943.
Passou grande parte da infância na Beira, em Moçambique. Licenciou-se em Jornalismo na Universidade Livre de Bruxelas, tendo trabalhado nos Centros de Turismo de Portugal em Bruxelas e Amesterdão. Regressou a Portugal em 1976, para se dedicar ao jornalismo.
Trabalhou para a RTP (onde iniciou a sua carreira em 1963) e para diversos diários e semanários como: “Diário de Notícias”, “A Luta”, “Diário Popular”, “O País” e “Sábado”. Em 1981, foi nomeado assessor de imprensa do então ministro da Qualidade de Vida. Colaborou regularmente na revista mensal “Superinteressante”, sendo membro do seu Conselho Consultivo. Foi ainda colaborador da revista “TempoLivre”.
Entre 1983 e 2008, publicou cerca de 25 livros, entre os quais dois infanto-juvenis. O seu primeiro romance, “A Voz dos Deuses”, é uma ficção histórica cuja personagem central é Viriato. João Aguiar cultivava o romance histórico. O seu último livro foi publicado em 2008, com o título “O Priorado do Cifrão”.
Criou duas séries de televisão para o público mais jovem: “Sebastião e os Mundos Secretos” e o “Bando dos Quatro”, no qual ele próprio figurava como a personagem Tio João.
Numa autobiografia irónica que escreveu para o “Jornal de Letras” em 2005, João Aguiar concluía: «A minha vida não dava um livro, e ainda bem. Em compensação, o facto de os meus livros darem uma vida – boa ou má, não importa para o caso –, esse facto devo-o, em grande parte, aos momentos de não-glória que acabo de relatar. E estou-lhes muito grato».
Ficou por publicar um livro, em que ele esteve empenhado nos últimos tempos de vida, sobre a Revolta Popular de 1383, que levou o Mestre de Avis, futuro D. João I, ao trono, obra que não chegou a ser concluída.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...