domingo, 8 de junho de 2014

8 DE JUNHO - SANTIAGO BERNABÉU



EFEMÉRIDESantiago Bernabéu Yeste, futebolista, dirigente desportivo e empresário espanhol, nasceu em Almansa no dia 8 de Junho de 1895. Morreu em Madrid, em 2 de Junho de 1978. A sua carreira como jogador decorreu sempre no Real Madrid CF. Depois, tornou-se presidente do clube, sendo considerado o maior presidente da história do Real Madrid. Combateu ao lado dos franquistas durante a Guerra Civil Espanhola.
A família mudou-se para Madrid quando ele era ainda muito jovem. Em 1909, começou a jogar nos juniores do clube madrileno. Em 1912, com apenas 17 anos, passou a integrar a equipa profissional. Jogava como atacante, tendo marcado cerca de 200 golos e sendo durante vários anos capitão de equipa. Deixou de jogar em 1927.  
Continuou a ser associado do clube. Em 1936, ao começar a Guerra Civil Espanhola e em decorrência dela, o futebol profissional deixou de ser jogado em Espanha. Durante a guerra, Bernabéu lutou com os franquistas contra os republicanos. Fez também parte das forças de Franco, que invadiram a Catalunha.
No fim da Guerra Civil, o Real Madrid ficou totalmente desestruturado e prestes a falir. Durante a guerra, vários dirigentes e funcionários do clube tinham morrido ou desaparecido. Até troféus de antigas conquistas do clube foram roubados.
Durante vários meses, Bernabéu procurou entrar em contacto com ex-dirigentes e ex-jogadores, que tinham sobrevivido à guerra, para reorganizar o clube. Conseguindo jogadores, o Real Madrid renasceu, sendo Bernabéu um dos principais dirigentes.
Alguns anos depois, em 1943, numa partida contra o FC Barcelona, houve um duro confronto entre as duas torcidas. Por decisão do governo, os presidentes dos dois clubes foram obrigados a deixar os cargos. No Real Madrid, saiu Antonio Santos Peralba, sendo Bernabéu eleito por unanimidade para lhe suceder.
O Real Madrid ainda estava muito abaixo da estrutura de outros clubes como o Barcelona. Bernabéu começou a dinamizar todos os sectores e, em 1947, fez construir o Estádio Chamartin, que era o maior da época. Foi inaugurado com um jogo entre o clube da casa e o CF “Os Belenenses” de Lisboa. Nessa grande reestruturação, passaram pelo Real Madrid importantes jogadores, como Di Stefano, Gento, Kopa, Puskás, Pirri, Camacho, del Bosque e muitos outros. Os madrilenos só não conseguiram contratar o romeno Nicolae Dobrin porque Ceauşescu, o presidente da Roménia, a isso se opôs, afirmando: «Dobrin é um bem nacional inalienável e nunca jogará num país fascista».
Em 1955, juntamente com Gustav Sebes, criou um torneio com base na Taça Latina. Ao longo dos tempos, este torneio teve sucesso e tornou-se na Liga dos Campeões Europeus, hoje administrada pela UEFA.
Como presidente do Real Madrid, Bernabéu conseguiu diversos títulos de grande importância: uma Taça Intercontinental, 6 Taças da Europa, 16 Campeonatos Espanhóis, e 6 Taças de Espanha.
Bernabéu foi presidente até falecer, tendo feito do Real Madrid um dos clubes mais prestigiados da Europa. Em sua homenagem, o estádio do clube foi rebaptizado com o seu nome em 1955, sendo considerado um estádio “5 estrelas” pela UEFA e um dos maiores estádios do mundo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...