domingo, 13 de julho de 2014

13 DE JULHO - SOFIA MURATOVA



EFEMÉRIDESofia Ivanovna Muratova, ginasta russa que competia em provas de ginástica artística em representação da União Soviética, nasceu em Leninegrado no dia 13 de Julho de 1929. Morreu em Moscovo, em 25 de Setembro de 2006. Entre os seus principais êxitos, contam-se oito medalhas olímpicas e cinco mundiais, sendo Bicampeã Olímpica por equipas e Tricampeã colectiva Mundial. Internamente, conquistou 39 medalhas, sendo Tetracampeã individual geral. Escolhida para a selecção soviética em 1949, teve uma longa carreira desportiva.
Juntamente com a irmã, Sofia passou algum tempo fora da sua cidade, após o bloqueio de Leninegrado em 1941. Radicada na cidade de Kuibyshev, ingressou na Escola Infantil de Desportos da localidade. Três meses depois, participou numa competição local. Regressou no ano seguinte à terra natal, onde continuou a treinar, então no Estádio dos Jovens Pioneiros. Em 1945, subiu à categoria de juniores e, quatro anos mais tarde, ingressou na selecção sénior.
Em 1951, casou-se com o também ginasta Valentin Muratov, com quem teve o primeiro filho no ano seguinte. Em 1952, não pôde disputar os Jogos Olímpicos de Helsínquia, devido a lesão numa perna e, em 1954, fracturou uma mão durante os Campeonatos Mundiais de Roma. A sua estreia em Jogos Olímpicos aconteceria em 1956 (Melbourne). Em 1960, lesionou-se novamente, mas não ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Roma, subindo ao pódio por três vezes. No ano seguinte, teve o seu segundo filho. Em 1962, voltou aos treinos e disputou uma nova edição dos Mundiais. Dois anos mais tarde, qualificou-se como suplente para as Olimpíadas de Tóquio. Deu depois por finalizada a carreira.
Em 1965, tornou-se treinadora. A sua mais bem sucedida pupila foi Olga Karasyova, medalhada olímpica, europeia e mundial. Em 1999, afastou-se definitivamente do desporto. Sete anos mais tarde (Setembro de 2006), faleceu com 76 anos de idade. O marido morreria no mês seguinte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...