terça-feira, 15 de julho de 2014

15 DE JULHO - ALPHONSUS DE GUIMARAENS



EFEMÉRIDEAlphonsus de Guimaraens, de seu verdadeiro nome Afonso Henrique da Costa Guimarães, escritor brasileiro, morreu em Mariana (Minas Gerais) no dia 15 de Julho de 1921. Nascera em Ouro Preto, em 24 de Julho de 1870. Era filho de Albino da Costa Guimarães, comerciante português, e de Francisca de Paula Guimarães Alvim.
Matriculou-se em 1887 num curso de Engenharia, que não finalizou. Perdeu prematuramente a noiva Constança, que era simultaneamente sua prima, o que muito o abalou moral e fisicamente.
Em 1894, foi para São Paulo, onde ingressou no curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco. Voltou a Minas Gerais, licenciando-se em Direito na Faculdade Livre que, na época, funcionava em Ouro Preto.
Em São Paulo, colaborou na imprensa e frequentou a Vila Kyrial, de José de Freitas Vale, onde se reuniam os jovens simbolistas. Em 1895, no Rio de Janeiro, conheceu Cruz e Souza, poeta que já admirava e de quem se tornou amigo. Foi juiz substituto em Conceição do Serro (MG). Em 1897, casou-se com Zenaide de Oliveira. Em 1899, estreou-se na literatura com dois volumes de versos, ambos de nítida inspiração simbolista.
Em 1900, passou a exercer a função de jornalista, colaborando em “A Gazeta” de São Paulo. Em 1902, publicou “Kyriale”, sob o pseudónimo de Alphonsus de Guimaraens. Em 1903, os cargos de juízes substitutos foram suprimidos pelo governo do Estado e, consequentemente, Alphonsus perdeu também o seu cargo, o que o levou a sérias dificuldades financeiras.
Após recusar um posto de destaque no jornal “A Gazeta”, foi nomeado para a direcção do jornal político “Conceição do Serro”, onde também colaboraria Cruz e Souza. Em 1906, tornou-se Juiz Municipal de Mariana, para onde se mudou.
A sua poesia é marcadamente mística e envolvida em religiosidade católica. Os seus sonetos apresentam uma estrutura clássica e são profundamente sensíveis, na medida em que exploram o sentido da morte, do amor impossível, da solidão e da inadaptação ao mundo, manifestando aceitação e resignação diante da própria vida, dos sofrimentos e das dores. Outra característica marcante da sua obra é a utilização da espiritualidade em relação à figura feminina, que é – quase sempre – considerada um anjo ou um ser celestial. Alphonsus de Guimaraens foi simultaneamente neo-romântico e simbolista, estando consagrado como um dos principais autores simbolistas do Brasil.
Traduziu vários poetas, entre eles o francês Stéphane Mallarmé. Em referência à cidade em que passou parte da sua vida, ficou também conhecido como “o solitário de Mariana”, isto apesar de viver com a esposa com quem teve quinze filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...