sexta-feira, 4 de julho de 2014

4 DE JULHO - LOTHAR VON RICHTHOFEN



EFEMÉRIDE Lothar Siegfried Freiherr von Richthofen, piloto de caça alemão, creditado com quarenta vitórias na Primeira Guerra Mundial, morreu em Fuhlsbüttel no dia 4 de Julho de 1922. Nascera em Breslau, em 27 de Setembro de 1894.
Quando a guerra começou, Lothar estava na Escola de Guerra de Dantzig. Entrou no conflito, integrado no seu regimento – o 4º Regimento de Dragões “von Bredow”.
Sob proposta do irmão, igualmente um piloto célebre, foi transferido para a força aérea em 1915, onde recebeu a respectiva formação. Depois de ter passado algum tempo numa esquadrilha de bombardeamento, ingressou na Esquadrilha de Caça Jasta 11, em Março de 1917.
Até ao fim da guerra, obteve 40 vitórias aéreas e foi considerado um dos pilotos de caça mais eficazes da Primeira Guerra Mundial, superior mesmo ao irmão, tendo em conta o número de vitórias por missão.
Morreu em 1922, aos comandos de um avião comercial, que deveria ligar Berlim a Hamburgo e que se despenhou devido a uma falha do motor.
Recebeu várias condecorações, entre as quais se salientam: a Insígnia de Piloto, a Cruz de Ferro de 2ª e 1ª classe e a Cruz de Mérito.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...