quarta-feira, 9 de julho de 2014

9 DE JULHO - FRANCISCO BARRETO



EFEMÉRIDEFrancisco Barreto, militar português e 18º governador da Índia portuguesa, morreu em Moçambique no dia 9 de Julho de 1573. Nascera em Faro, em 1520.
Ao comando de uma pequena frota, partiu para a Índia portuguesa em 1547 e, cinco anos depois, foi enviado para Cochim a fim de controlar o comércio da pimenta. Em Junho de 1555, assumiu o cargo de governador da Índia, em substituição de D. Pedro Mascarenhas, entretanto falecido.
Tinha tomado posse apenas há uma semana – já em vésperas do dia de São João – quando um foguete foi cair na ribeira, junto do galeão S. Mattheus, que estava carregado de palha. Posicionado a barlavento de outras embarcações, o vento forte fez com que o fogo se propagasse de barco em barco. O incêndio durou toda a noite e consumiu seis galeões, quatro caravelas e duas galés. Um duro revés para o começo do seu mandato.
Manteve-se no cargo até 1558, ano em que partiu de regresso ao reino. Já em Portugal, foi nomeado general das galés reais até 1569, ano em que foi enviado para Moçambique a fim de conquistar as minas de ouro de Monomotapa. Morreu quatro anos mais tarde, tendo os seus restos mortais sido trasladados para Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...