sábado, 23 de agosto de 2014

23 DE AGOSTO - ARTHUR ADAMOV



EFEMÉRIDEArthur Adamov, tradutor e escritor francês de origem arménia, nasceu em Kislovodsk, no Cáucaso, em 23 de Agosto de 1908. Morreu em Paris no dia 15 de Março de 1970, vítima de uma overdose de barbitúricos.
Nascido numa família rica da Arménia, acompanhou os pais que deixaram a Rússia em 1914 para residir no estrangeiro. A família Adamov, como muitas outras da época, sofreu importantes revezes na sua fortuna, quando da Revolução Russa de Outubro de 1917. Por outro lado, o pai, jogador obsessivo, viria a suicidar-se em 1933, depois de ter perdido ao jogo o resto dos seus bens.  
Como numerosos russos afortunados, Arthur foi educado segundo a cultura francesa, tendo feito os seus estudos na Suíça e na Alemanha. Em 1924, a família instalou-se em Paris, onde ele veio a frequentar os meios surrealistas, tendo participado também na publicação da revista “Discontinuité”. Escreveu nesta época a sua primeira peça teatral (“Mort chaude”).
Durante a Segunda Guerra Mundial, refugiou-se em Marselha, mas foi detido e preso durante seis meses, no campo de concentração de Argelès-sur-Mer, por ter tomado posições hostis para com o regime colaboracionista de Vichy.
A guerra da Argélia, durante a segunda metade dos anos 1950, radicalizou as suas posições, o que o levou a aderir, primeiro ao comunismo (anos 1960) e, a partir de 1968, a diversos movimentos de extrema-esquerda.
Em 1964, durante um ciclo de conferências dadas nos Estados Unidos sobre a Literatura Francesa e o Teatro Moderno, participou em diversas manifestações contra a guerra do Vietname.
Em paralelo com a escrita de peças de teatro, fez várias traduções de grandes autores clássicos romanescos e teatrais russos, alemães e suecos. Graves problemas financeiros e fiscais fizeram-no, porém, mergulhar no alcoolismo.
O teatro de Adamov, inicialmente influenciado pelo surrealismo, adoptou depois a corrente teatral do absurdo, tendo optado posteriormente por temáticas sociais e políticas, seguindo a linha de Bertold Brecht.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...