quarta-feira, 10 de setembro de 2014

10 DE SETEMBRO - ANTÓNIO REIS



EFEMÉRIDEAntónio Reis, poeta e cineasta português, morreu em Lisboa no dia 10 de Setembro de 1991. Nascera em Valadares, em 27 de Agosto de 1927. Dedicou-se igualmente à pintura e à escultura. Publicou três livros de poesia.
 A curta-metragem “Trás-os-Montes” (1976) foi, juntamente com as longas-metragens “Gente da Praia da Vieira” de António Campos e “Mau Tempo, Marés e Mudança” de Ricardo Costa, uma das primeiras “docu/ficções” do cinema português. Estas três obras tiveram como precursoras os filmes “Acto da Primavera” (1962) realizado por Manoel de Oliveira (com A. Reis como assistente) e “Ala-Arriba!” (1948) de Leitão de Barros.
Tendo sido membro activo do Cineclube do Porto, António Reis iniciou-se na actividade cinematográfica como assistente. Em 1963, realizou o seu primeiro documentário, encomendado pela Câmara Municipal do Porto – “Painéis do Porto”. Manteve-se nos filmes documentários, com “Alto do Rabagão” de 1966, ano em que assinou também o argumento de “Mudar de Vida”, um filme de Paulo Rocha.
A película “Jaime” (1974) viria chamar definitivamente a atenção do público e da crítica para a sua actividade de realizador, ao ser premiada no Festival de Cinema de Locarno como a Melhor Curta-Metragem.
Após a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, António Reis e sua mulher, a psiquiatra Margarida Cordeiro, co-realizadora de uma parte importante dos seus filmes, enveredaram por um cinema não convencional, de vertente lírica, baseado em elementos da cultura popular de locais isolados do interior do país, sobretudo no nordeste. O filme “Trás-os-Montes”, que participou em catorze festivais internacionais, incluindo o de Roterdão e o de Veneza, foi a primeira dessas obras, a que se seguiu “Ana”. António Reis e Margarida Cordeiro retratam, nestes filmes, diversos locais em que o 25 de Abril de 1974 não impediu o êxodo rural.
Rosa de Areia” (1989), estreado no Festival de Berlim, de carácter mais ficcional, foi o último trabalho de António Reis. Tal como António Campos, Manoel de Oliveira ou João César Monteiro, ele foi um dos cineastas portugueses que se inspiraram no conceito de antropologia visual para criar obras de forte expressão poética.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...