quinta-feira, 11 de setembro de 2014

11 DE SETEMBRO - JOHN P. O'NEILL



EFEMÉRIDEJohn Patrick O'Neill, perito norte-americano de antiterrorismo, agente especial e também director assistente do FBI, morreu em Nova Iorque no dia 11 de Setembro de 2001. Nascera em Atlantic City (Nova Jersey), em 6 de Fevereiro de 1952.
Queria consagrar-se à arqueologia mas, em 1976, com 24 anos, ingressou no FBI. Até 1995, ele foi um simples agente e ocupou-se sobretudo de casos de drogas, do crime organizado e de serviços de informações.
Em 1995, obteve uma promoção, passando a ser coordenador da luta antiterrorista. Começou a estudar intensamente as raízes do atentado no World Trade Center em 1993, depois de ter assistido à captura de Ramzi Yousef, que tinha sido o seu cabecilha. Foi assim que passou a acumular conhecimentos sobre a Al Qaeda e Osama Bin Laden.
Era já o nº 2 do FBI, quando aconteceu o atentado contra o USS Cole no Iémen (2000), que pôs em evidência a má colaboração dos diplomatas americanos naquele país – o que foi denunciado na imprensa por O’Neill. 
Devido a desacordos pessoais no seio do FBI e do governo federal, pediu a demissão no Verão de 2001 e foi nomeado então chefe da segurança do WTC, a partir de Agosto. O seu corpo sem vida foi encontrado depois da queda das Torres Gémeas, quando dos atentados de 11 de Setembro de 2001.
Em 2002, O’Neill foi assunto de um documentário transmitido no canal Public Broadcasting Service, intitulado “O Homem que sabia”. No ano seguinte, foi publicado o livro “The Man Who Warned America” de Murray Weiss, retratando a sua vida e o facto de ter tentado em vão prevenir a administração Bush da eventualidade de um atentado eminente em solo americano.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...