domingo, 14 de setembro de 2014

14 DE SETEMBRO - ROBERT WISE



EFEMÉRIDERobert Earl Wise, realizador e produtor de cinema norte-americano, morreu em Los Angeles no dia 14 de Setembro de 2005. Nascera em Winchester, Indiana, em 10 de Setembro de 1914.
Wise queria ser jornalista, mas a depressão económica que grassava nos Estados Unidos mudou os seus planos e, em 1933, foi parar aos estúdios da RKO Pictures, como moço de recados. Tornou-se depois montador de som (“O Delator”, de John Ford) e montador de filmes a partir de 1939, sendo um dos mais reputados da época. Orson Welles requisitou os seus serviços para as películas “Citizen Kane” (1940) e “O esplendor dos Amberson” (1942).
Cinco anos mais tarde, cooptado pelo produtor Val Lewton, Wise assinou a sua primeira longa-metragem como realizador. “A Maldição do Sangue de Pantera”, co-realizado com Gunther Friesch, foi assim o primeiro de uma série de filmes fantásticos que realizou ao longo da carreira.
Fez filmes notáveis, como “Helena de Tróia”, “Marcado pela sarjeta” e “Desafio do além”. A consagração definitiva chegou com dois filmes musicais. Em 1961, realizou “West Side Story” que ganhou dez Oscars (entre os quais o de Melhor Filme e de Melhor Realizador) e é considerado um dos cinco melhores musicais de toda a história do cinema. Quatro anos mais tarde, realizou “The Sound of Music” que recebeu cinco Oscars, entre os quais também o de Melhor Filme e de Melhor Realizador. Entretanto, em 1963, encenara “The Haunting”, que ainda hoje é considerado uma obra-prima do filme fantástico.
Em 1967, recebeu o Prémio Irving Thalberg da Academia das Artes e das Ciências do Cinema pelo conjunto da sua obra.
A carreira de Robert Wise, que durou quase 60 anos, foi muito eclética, com cerca de 40 filmes de quase todos os géneros. No ocaso da sua vida, produziu ainda filmes para DVD, chegando a aparecer em sessões para a respectiva promoção.
Entre muitos actores que dirigiu, salientam-se: Boris Karloff, Robert Mitchum, Julie Andrews, Burt Lancaster e Paul Newman. Faleceu aos 91 anos de idade, vítima de insuficiência cardíaca.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...