terça-feira, 16 de setembro de 2014

16 DE SETEMBRO - ESTHER VILAR



EFEMÉRIDE Esther Vilar, de seu verdadeiro nome Esther Margareta Katzen, médica e escritora argentina de origem alemã, nasceu em Buenos Aires no dia 16 de Setembro de 1935.
Ela é sobretudo conhecida pelo seu livro de 1971 “O Homem Domado” (“Der Dressierte Mann”) e por outras obras publicadas posteriormente sobre o mesmo tema, que argumentam – ao invés da retórica feminista – que as mulheres em culturas industrializadas não são oprimidas e que, pelo contrário, exploram um sistema bem estabelecido de manipulação dos homens.
Os pais de Esther eram judeus imigrantes da Alemanha, tendo-se separado quando ela tinha apenas 3 anos.
Ao terminar os estudos de medicina na Universidade de Buenos Aires, obteve uma bolsa e foi para a Alemanha Ocidental em 1960. Especializou-se em Psicologia e Sociologia, tendo trabalhado durante um ano como assistente médica num hospital alemão. Antes de se afirmar como escritora, exerceu ainda as profissões de tradutora, vendedora, operária numa fábrica de termómetros, modelo de calçado e secretária.
Casou-se em 1961 com o autor alemão Klaus Wagn, de quem se divorciou poucos anos depois. Alegou então, «não ter terminado com o homem, mas apenas com o casamento/instituição».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...