sexta-feira, 19 de setembro de 2014

19 DE SETEMBRO - HIROSHI YAMAUCHI

EFEMÉRIDEHiroshi Yamauchi, homem de negócios japonês, presidente da Nintendo de 1949 a 2002, morreu em Quioto no dia 19 de Setembro de 2013. Nascera na mesma cidade em 7 de Novembro de 1927. Em 2008, a sua fortuna foi considerada a maior do Japão pela revista “Forbes”. Foi também dono do Seattle Mariners, famoso clube de basebol americano, transferindo a sua posição para a Nintendo of America em 2004. Quando faleceu era o segundo maior accionista da Nintendo.
Foi o grande responsável pela transformação da empresa familiar, que até então apenas produzia cartas de jogar, na maior e mais lucrativa companhia de videojogos do mundo.
Era conhecido pela sua dureza para com os funcionários, sobretudo aqueles que duvidavam das suas capacidades, e por ser um óptimo empreendedor. Em 1958, fez uma parceria com a The Walt Disney Company para produzir cartas cujos temas eram os famosos personagens daquela empresa. Ao fim de um ano, já tinham vendido mais de 600 000 baralhos. Anos mais tarde, decidiu diversificar a actividade da sociedade, trabalhando com uma rede de motéis e com várias companhias de táxi.
Em 1975, observando o sucesso crescente dos videojogos nos Estados Unidos e no Japão, fez uma parceria com a empresa Magnavox para distribuir a sua consola Odyssey no Japão. Em 1977, contratou Shigeru Miyamoto, considerado um dos maiores nomes da indústria de jogos, que mais tarde criaria Donkey Kong, jogo que deu início ao sucesso da empresa no mercado de videojogos.
Hiroshi Yamauchi estimulava a competição entre os seus colaboradores, escolhendo depois os projectos que seguiriam em frente.
Abriu uma congénere nos Estados Unidos (1980) e lançou diversas consolas (domésticas e portáteis) e muitos jogos, vendidos em todo o mundo sob a marca Nintendo Entertainment System (NES). 1989 foi o ano do Game Boy, cujas vendas ultrapassaram os 100 milhões de exemplares.
Reformou-se em 2002. Quatro anos depois, doou cerca de 51 milhões de euros ao Hospital Universitário de Quioto

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...