segunda-feira, 22 de setembro de 2014

22 DE SETEMBRO - GEORGE C. SCOTT

EFEMÉRIDE George Campbell Scott, actor norte-americano, morreu em Westlake Village, Califórnia, no dia 22 de Setembro de 1999, vítima de um problema vascular abdominal. Nascera em Wise, Virgínia, em 18 de Outubro de 1927.
Aos oito anos, ficou órfão de pai e mãe. Em 1945, ingressou na Marinha, onde permaneceu durante quatro anos. Quando deixou a Marinha, matriculou-se no curso de Jornalismo da Universidade de Missouri. Foi casado cinco vezes e teve seis filhos. A última esposa, a actriz Trish Van Devere, foi casada com ele até à sua morte. Foi sempre desbocado e arrogante, sendo considerado um rebelde em Hollywood. Mesmo assim, era muito respeitado como actor.
Começou no teatro, nos anos 1950, com um papel na peça “Ricardo III”. Chamou a atenção dos críticos, sendo contratado para a televisão. Em 1959, fez parte do filme “Anatomia de um Crime”, o seu primeiro papel a valer nomeação para um Oscar, na categoria de Actor Secundário. Apesar da sua opinião crítica sobre os Oscars, seria nomeado várias outras vezes para estes prémios.
Em 1964, ao filmar “A Bíblia”, apaixonou-se por Ava Gardner, mas não foi correspondido, devido sobretudo ao seu hábito de beber demais, o que o tornava por vezes violento.
Fez vários filmes para televisão, antes de obter o papel pelo qual ficaria mais conhecido no mundo cinematográfico: o de general George S. Patton na película “Patton”, em 1970. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme e George C. Scott também venceu o de Melhor Actor. No dia da cerimónia de entrega dos prémios, porém, ficou em casa a assistir a um jogo de hóquei, recusando-se a ir recebê-lo. Durante a sua carreira fez mais de setenta filmes (cinema e televisão), recebendo dois Globos de Ouro (1971 e 1998).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...