quarta-feira, 24 de setembro de 2014

24 DE SETEMBRO - CARLOS MADEIRA CACHO

EFEMÉRIDE Carlos Ferreira Madeira Cacho, físico nuclear português, nasceu na Golegã em 24 de Setembro de 1919. Morreu em Lisboa no dia 14 de Agosto de 1976.
Iniciou os estudos secundários no Liceu Gil Vicente em Lisboa, finalizando-os no Liceu Sá da Bandeira em Santarém, cedo se destacando como um dos melhores alunos. Frequentou depois o Curso Preparatório das Escolas Militares, na Faculdade de Ciências de Lisboa. Concorreu à Escola Naval, mas não foi admitido devido a um fraco desempenho na prova de natação. Regressou a Santarém, onde exerceu actividade docente no Colégio de Santa Margarida. Trabalhou também num armazém de tecidos de algodão e numa firma de produtos alimentares. Cumpriu o serviço militar obrigatório como oficial miliciano.
Inscreveu-se em Ciências Físico-Químicas na Faculdade de Ciências de Lisboa. Durante a frequência do curso, beneficiou de bolsas de estudo e de isenção de propinas e deu explicações. Concluiu o curso com a média de 18 valores.
Em 1949, obteve uma bolsa da Junta Nacional de Educação, indo para a Universidade de Chicago, onde trabalhou durante quase quatro anos no Instituto Enrico Fermi, mais propriamente no laboratório de Luis Alvarez.
Frequentou seguidamente, durante dois anos, a partir de 1954, a Universidade de Oxford, como bolseiro do Instituto de Alta Cultura. Foi nesta época, que conheceu e contactou com Albert Einstein. Foi-se tornando cada vez mais reconhecido nos domínios da Física Nuclear. Regressou a Portugal em 1956, sendo nomeado, três anos depois, director-geral do Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (1959/1976).
Representou Portugal em diversas organizações: Agência Internacional de Energia Atómica, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Agência Europeia de Energia Nuclear e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, entre outras.
Foi agraciado com a Comenda da Ordem Militar de Cristo (1961) e com o grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito Industrial (1967).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...