quinta-feira, 25 de setembro de 2014

25 DE SETEMBRO - MICHAEL DOUGLAS

EFEMÉRIDEMichael Kirk Douglas, de seu verdadeiro nome Michael Kirk Demsky, actor e produtor de cinema norte-americano de origem judaica, nasceu em New Brunswick no dia 25 de Setembro de 1944. Ganhou o Oscar de Melhor Actor Principal, em 1988, com o filme “Wall Street”. É filho do também famoso actor Kirk Douglas e é casado com a actriz Catherine Zeta-Jones.
Graduou-se em Arte Dramática em 1968, na Choate School University de Santa Barbara. Começou a ser conhecido do público ao protagonizar a série televisiva “The Streets of San Francisco” (1972/76).
Ganhou fama nos meios cinematográficos quando produziu “Voando sobre um ninho de cucos”, filme que era um projecto pessoal do seu pai, que tinha adquirido os respectivos direitos nos anos 1960. Quando assumiu a produção, Michael teve de convencer o pai a entregar o papel a Jack Nicholson, que considerava ser o actor mais indicado. Com esta película, ganhou o Oscar de Melhor Produtor em 1976. Produziu, entre outros filmes, “Síndrome da China”, em que também actuou, ao lado de Jane Fonda e Jack Lemmon.
Nos anos 1980, trabalhou muito em vários filmes de sucesso e o stress levou-o a consumir drogas e álcool. Internou-se em Setembro de 1992, na clínica Sierra Tucson Center, para desintoxicação.
Apesar da sua carreira estar cheia de êxitos, o filme erótico e de suspense de Paul Verhoven, “Basic Instinct” (1992), ao lado de Sharon Stone, deu-lhe ainda maior destaque.
Em 2010, anunciou que tinha um tumor cancerígeno na garganta e iniciou o respectivo tratamento. Comunicou, mais tarde, que estava curado e ia regressar ao trabalho, o que veio a acontecer. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...