sábado, 6 de setembro de 2014

6 DE SETEMBRO - JOSEPH P. KENNEDY



EFEMÉRIDEJoseph Patrick Kennedy, empresário norte-americano e embaixador dos Estados Unidos na Grã-Bretanha de 1938 a 1940, nasceu em Boston no dia 6 de Setembro de 1888. Morreu em Hyannis Port, Massachusetts, em 18 de Novembro de 1969. Era pai do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy e patriarca da família Kennedy, da qual vários membros ocuparam importantes cargos políticos e governamentais.
Conhecido por “Joe” pelos seus amigos mais próximos, tornou-se rapidamente um importante membro local do Partido Democrata, como aliás já tinha acontecido com o seu pai Patrick Kennedy II (1858/1929).
Depois de se ter diplomado na Universidade Harvard em 1912, casou com Rose Fitzgerald (filha de John F. Fitzgerald, presidente da câmara de Boston), com quem teve nove filhos.
Era um homem de negócios próspero, cujas actividades abrangiam a construção naval, a banca, o cinema e a bolsa. Iniciou-se na vida política apoiando a campanha para as Presidenciais de Franklin Delano Roosevelt (1932).
Em 1938, foi nomeado embaixador no Reino Unido. De origem irlandesa, Kennedy tinha pouca simpatia pela Inglaterra, vendo com bons olhos o movimento America First, dirigido por Charles Lindbergh e outros activistas que não desejavam a guerra com a Alemanha de Hitler, apoiando uma política isolacionista dos Estados Unidos. Desacreditado em Londres e em Washington, demissionaria em 1940, expressando a sua oposição à decisão de Roosevelt de implicar o país na Segunda Guerra Mundial. 
Tinha grandes esperanças políticas nos filhos. Sonhou que o mais velho (Joseph) se iria tornar no primeiro presidente católico dos Estados Unidos. Joseph morreu, no entanto, durante uma missão aérea e todas as suas esperanças se viraram então para John, que seria efectivamente eleito em 1960.
Em 1961, Joseph P. Kennedy sofreu um ataque cerebral que o deixou parcialmente paralisado.
O assassinato de John em 1963 teve um efeito terrível na família e foi com muitas reticências que ele aceitou apoiar a candidatura do seu filho Robert para as eleições de 1968, temendo perdê-lo igualmente. Acabaria por ser assassinado durante a campanha eleitoral, o que veio dar razão aos seus temores.
Joseph Kennedy morreu no ano seguinte, na véspera da alunagem da Apolo 12, a segunda missão do programa espacial lunar que o seu filho John tinha lançado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...