segunda-feira, 8 de setembro de 2014

8 DE SETEMBRO - STEFANO CASIRAGHI



EFEMÉRIDEStefano Casiraghi, empresário e desportista italiano, segundo marido da princesa Carolina do Mónaco, nasceu em Milão no dia 8 de Setembro de 1960. Morreu em Monte Carlo, em 3 de Outubro de 1990.
Casiraghi descreveu-se uma vez como uma pessoa «nascida para ser empresário», porque estava envolvido em todos os sectores de negócios, desde exportação de calçado até investimentos e construções, passando pela indústria naval. Ele tinha parques de estacionamento, carros para alugar, restaurantes, boutiques, heliportos, edifícios de apartamentos, fábricas e lojas de souvenirs. Possuía interesses financeiros no Norte de África, no Médio Oriente, em Roma, em Milão, em Paris e em Nova Iorque.
Casou-se com a princesa Carolina do Mónaco em 29 de Dezembro de 1983. O pai dela, Rainier III, assim como muitas outras pessoas, não confiavam muito nele. Os jornais italianos apelidaram-no mesmo de “Carolino” e pensavam que ele seria apenas um “brinquedo” nas mãos da princesa. Contudo, Stefano surpreendeu tudo e todos ao tornar-se um homem poderoso no principado de Mónaco, em pouquíssimo tempo. Em sete anos, ele emergiu como a sombra de Rainier e representou uma surpresa para o próprio sogro, devido à sua arte para os negócios e à sua prudência. O casal teve três filhos: Andrea (1984), Charlotte (1986) e Pierre (1987).
Casiraghi morreu num acidente, durante uma prova de motonáutica, ao largo de Saint-Jean-Cap-Ferrat (Alpes Marítimos, França), defendendo o título de campeão. Ondas grandes e espontâneas viraram o seu barco, o “Pinot di Pinot”, que não tinha um tecto completo. Especialistas que estudaram o desastre disseram que Stefano teria sobrevivido, caso o barco possuísse um tecto completo. Apenas algumas semanas antes, ele escapara à morte quando o barco onde seguia explodiu fora da costa de Guernsey e, desde logo, começara a planear retirar-se das corridas após defender o seu título. Muitos acreditaram que a Máfia estivesse envolvida no acidente, mas não houve evidências que sustentassem tal ideia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...