terça-feira, 9 de setembro de 2014

9 DE SETEMBRO - CLAUDE NOUGARO



EFEMÉRIDEClaude Nougaro, poeta, compositor e cantor francês, nasceu em Toulouse no dia 9 de Setembro de 1929. Morreu em Paris, em 4 de Março de 2004. Iniciou a sua carreira profissional como compositor e, a partir de 1958, passou a interpretar igualmente as suas próprias canções.
Grande amador de jazz e de música latina e africana, dedicou-se, ao longo da sua carreira, a um inusitado casamento de géneros, unindo canções francesas àqueles ritmos. Simultaneamente com as suas actividades literárias e musicais, entregou-se também à pintura e ao desenho.
Era filho de um cantor de ópera e de uma professora de piano italiana. Foi criado pelos avós paternos. Ainda adolescente, já escutava Glenn Miller, Édith Piaf e Louis Armstrong, o que o inspirou a seguir a vida artística.
Entre 1944 e 1947, frequentou sucessivamente, como pensionista, a Abadia-Escola de Sorèze, o Colégio Montaigne de Vence e o Colégio de Cusset.
Depois do serviço militar em Rabat (1949), começou a fazer jornalismo, escrevendo para diversos jornais, entre eles o “Journal des curistes” de Vichy e “L'Écho” da Argélia. Em paralelo, escrevia canções para Marcel Amont e Philippe Clay. Conheceu por essa época Georges Brassens, que ficou a ser seu mentor e amigo.
Nougaro enviou alguns dos seus textos a Marguerite Monnot, compositora de Édith Piaf, que os musicou. Começou a actuar no cabaret parisiense “Lapin agile” (1954), declamando poemas de sua autoria. Foi aqui que decidiu cantar os seus próprios textos, para ganhar a vida. Seguiram-se actuações em vários cabarets.
Em Outubro de 1958, gravou o seu primeiro álbum. O sucesso só chegaria porém em 1962, quando assinou contrato com a Philips. Antes, participara em alguns concertos de Dalida.
Um acidente de automóvel imobilizou-o durante vários meses em 1963. No ano seguinte, fez uma viagem ao Brasil. No regresso a França, deu espectáculos em salas de prestígio: Olympia de Paris, Palais d'Hiver de Lyon e Théâtre de la Ville de Paris.
Em 1965, começou uma longa colaboração com o pianista de jazz Maurice Vander, que passou a ser o seu principal parceiro musical. Se bem que não fosse atraído pela política, os acontecimentos de Maio de 1968 inspiraram-lhe “Paris Mai” que foi proibido na rádio. No mesmo ano, gravou o seu primeiro álbum ao vivo, no Olympia: “Une soirée avec Claude Nougaro”.
A sua carreira prosseguiu de um modo regular. Em 1975, passou a gravar para a Barclay, mas sem grandes sucessos. Vendeu a casa que tinha no bairro de Montmartre e partiu para Nova Iorque, à procura de inspiração. Foi recompensado com a publicação de três novos álbuns e com dois prémios importantes.
A sua saúde começou a degradar-se a partir de 1995, ano em que foi operado ao coração. De 1998 a 2004, dedicou-se mais a concertos e festivais. Em 2003, não conseguiu actuar no Festival do Verbo em Toulouse, por motivos de saúde. No ano anterior, apresentara-se em várias localidades francesas, num espectáculo falado (gravado em DVD), onde revisitou vários dos seus textos.  
Depois de algumas intervenções cirúrgicas no princípio do ano, faleceu em Março de 2004, vítima de cancro no pâncreas. O funeral foi celebrado em Toulouse, na Basílica de Saint-Sernin cujo carrilhão tocou as notas da sua canção “Toulouse”. As cinzas foram dispersas no rio Garonne. Entre outras homenagens da cidade onde nasceu, um jardim municipal, um colégio e uma estação de metro têm hoje o seu nome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...