sexta-feira, 17 de outubro de 2014

17 DE OUTUBRO - LUIZ BONFÁ

EFEMÉRIDELuiz Floriano Bonfá, cantor, violonista e compositor brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 17 de Outubro de 1922.Morreu na mesma cidade em 12 de Janeiro de 2001.
Aprendeu sozinho a tocar violão, era ainda criança. Quando completou 13 anos, passou a ter aulas de violão clássico com o uruguaio Isaías Savio. Estas aulas eram muito cansativas para ele, pois tinha de sair de casa, na periferia do Rio, e andar muito a pé para apanhar um bus para Santa Teresa, onde morava o professor. Devido à extraordinária dedicação de Bonfá, Isaías não lhe cobrava as aulas. O jovem Luiz viria a ser um dos integrantes do primeiro grupo de músicos de bossa nova e um compositor de clássicos como “Manhã de Carnaval” e “Samba do Orfeu”. 
Na década de 1940, tocou na Rádio Nacional. Fez parte de alguns conjuntos, como o Quitandinha Serenaders, até começar a carreira solo, como violonista. Teve depois actuação destacada como compositor e os seus primeiros sucessos foram gravados por Dick Farney em 1953. A peça “Orfeu da Conceição”, de Vinicius de Moraes, foi um marco importante na sua carreira. Tocou violão na gravação do disco da peça em 1956 e, três anos depois, compôs algumas das faixas que faziam parte da banda sonora do filme de Marcel Camus “Orfeu Negro”, inspirado naquela peça.
Participou no Festival de Bossa Nova realizado no Carnegie Hall em Nova Iorque (1962), sendo muito respeitado como compositor refinado e violonista exímio. Uma das suas características era, ao tocar, fazer um amplo uso do recurso às cordas soltas, o que conferia uma sonoridade grandiosa às interpretações.
Gravou diversos discos nos Estados Unidos, que não foram lançados no Brasil. Voltou a gravar no Brasil no fim dos anos 1980 e anos 1990, lançando discos de sucesso também nos EUA. “Almost In Love”, composição de Bonfá, foi a única música brasileira gravada por Elvis Presley. Frank Sinatra, Sarah Vaughan, George Benson, Tony Bennett, Julio Iglesias, Diana Krall e Luciano Pavarotti foram alguns dos intérpretes que cantaram as suas músicas. Outros sucessos de Luiz Bonfá: “De Cigarro em Cigarro”, “Correnteza” (em parceria com Tom Jobim), “The Gentle Rain”, “Menina Flor”, “Mania de Maria” e “Sem Esse Céu”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...