quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

10 DE DEZEMBRO - LUCIEN LAURENT

EFEMÉRIDELucien Laurent, futebolista e treinador francês, conhecido internacionalmente por ter sido o autor do primeiro golo na história dos Mundiais de Futebol, nasceu em Saint-Maur-des-Fossés no dia 10 de Dezembro de 1907. Morreu em Besançon, em 11 de Abril de 2005. Lucien marcou aquele histórico golo, aos 19 minutos do jogo contra o México, que a Selecção Francesa venceu no Mundial de 1930 realizado no Uruguai.
Originário da região parisiense, iniciou-se no Cercle Athlétique de Paris em 1920. Foi seleccionado pela primeira vez para a equipa de França num jogo amigável com Portugal, realizado no Porto e que os franceses ganharam por 2-0.
Entretanto, tinha-se transferido para o FC Sochaux, onde beneficiava do estatuto de “futebolista/operário”. Empregado na fábrica da Peugeot, teve de pedir uma licença especial para poder participar no Mundial de 1930.
Jogou 10 vezes pela equipa de França, tendo marcado 10 golos. Tornou-se profissional em 1932, em representação do Club Français de Paris. Voltou depois ao CA de Paris, alinhando seguidamente pelo FC Mulhouse e, novamente, pelo Sochaux.
Em 1936, foi contratado pelo Stade Rennais UC e, em 1937, pelo RC Strasbourg. Durante a Segunda Guerra Mundial, instalou-se em Besançon, sendo treinador/jogador do RC FC Besançon, um clube que estava na 2ª Divisão. Abandonou rapidamente a carreira de futebolista, mantendo-se como treinador até 1950. 
Lucien Laurent abriu depois uma cervejaria de que se ocupou até 1972, ano em que se reformou. Quando morreu, aos 97 anos, ele era o último sobrevivente da Selecção Francesa que disputou o primeiro Mundial de Futebol.   

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...