sábado, 13 de dezembro de 2014

13 DE DEZEMBRO - JOSÉ SIMÕES DE ALMEIDA

EFEMÉRIDEJosé Simões de Almeida, escultor português, morreu na Amadora em 13 de Dezembro de 1926. Nascera em Figueiró dos Vinhos no dia 24 de Abril de 1844. É também referido como José Simões de Almeida (Tio), para o distinguir do sobrinho homónimo, que foi também escultor.
Com doze anos de idade, matriculou-se na Escola de Belas-Artes de Lisboa onde, em pouco tempo, alcançou uma posição de relevo. Concluiu o curso em 1865, com uma elevada classificação, o que lhe permitiu receber do governo uma bolsa de estudos para se aperfeiçoar em Itália.
Passando por França, aproveitou a estadia nesse país para cursar a Escola Imperial de Belas-Artes, onde se conservou até 1870, sob a orientação do escultor Jouffroy. De tal modo se houve nos estudos, que lhe foram conferidas cinco medalhas de prata, uma menção honrosa e um prémio pecuniário de 200 francos atribuídos por ocasião das exposições escolares de 1868 a 1869. Com uma grande preparação artística, deslocou-se depois para Roma, onde esteve desde Outubro de 1870 até Fevereiro de 1872. Entre muitos mestres, teve o professor Júlio Monteverde.
Regressou a Portugal e, pouco tempo depois, foi nomeado professor interino da Escola de Belas-Artes, lugar onde se manteve durante três anos. Só em 1881 obteve uma nomeação efectiva para o mesmo lugar. Simões de Almeida foi professor de Desenho e, mais tarde, de Escultura.
Era conhecido como mestre Simões e foi o principal orientador artístico de várias gerações, tendo discípulos que ficaram famosos pela qualidade das suas obras. Aparentemente rude nas suas expressões, ele era afinal um espírito generoso e justo. Toda a sua vasta obra reflecte uma austeridade impecável, no puro academismo que professava. Ninguém no seu tempo, e mesmo antes e depois da sua época, o teria excedido quanto ao rigor e à exacta observação das formas. Como mestre da aula de Escultura, deixou um vazio ainda hoje sentido e recordado.
A lista dos seus trabalhos é extensa. Entre eles, O Saltimbanco, Saudade, Inês de Castro, D. Sebastião, lendo Os Lusíadas, Camões, Infante D. Henrique, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, a estátua monumental do Duque da Terceira, a Vitória – uma das estátuas que ornamenta o monumento dos Restauradores de 1640, o túmulo de Guilherme Cossoul no Cemitério dos Prazeres e o famoso Cristo existente na capela dos Jerónimos, onde está o túmulo de Alexandre Herculano.
Uma das suas estátuas mais conhecidas e valiosas é A Puberdade, em bronze, exposta em Paris (1878) e que está, actualmente, no jardim átrio do Museu de Arte Contemporânea.
Simões de Almeida deixou também, na sua terra natal, duas obras magníficas: Cristo Crucificado, réplica da mesma imagem existente no Mosteiro dos Jerónimos, e Camões – mármore oferecido pelo autor ao Clube Figueirense e que se encontra na sala de leitura desta instituição.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...