quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

18 DE DEZEMBRO - RACHEL GRIFFITHS

EFEMÉRIDERachel Anne Griffiths, actriz, realizadora e cenarista australiana, nasceu em Melbourne no dia 18 de Dezembro de 1968. Quando tinha apenas onze anos, o pai abandonou a família e ela, juntamente com os irmãos, foi criada pela mãe que era professora de Arte.
Fez a escolaridade obrigatória num liceu católico feminino, diplomando-se depois em Teatro. Juntou-se ao grupo The Woolly Jumpers, com o qual representou em Geelong. Mais tarde, começou a fazer pequenos papéis na televisão. Começou a sua carreira no cinema, ao lado de Toni Collette, no filme “Muriel” (1994).
Em 1999, foi nomeada para o Oscar de Melhor Actriz Coadjuvante pelo seu papel em “Hilary and Jackie” e para o BAFTA de Melhor Actriz no mesmo filme. Recebeu o Globo de Ouro de Melhor Actriz Secundária em televisão, com a série “Six Feet Under” (2001/05), conquistando também o Screen Actors Guid Award como todo o elenco. 
Actuou na série de grande sucesso “Brothers & Sisters” (2006/11), protagonizando a empresária Sarah Walker. Por este papel, foi nomeada duas vezes para o Emmy (2007 e 2008) e uma vez para o Globo de Ouro.
Rachel Griffiths actuou até agora em cerca de quarenta filmes e séries de televisão. Realizou duas películas: “Tulip” em 1998 e “Roundabout” em 2002. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...