terça-feira, 23 de dezembro de 2014

23 DE DEZEMBRO - DUARTE NUNO DE BRAGANÇA

EFEMÉRIDEDuarte Nuno de Bragança (de seu nome completo Fernando Maria Miguel Gabriel Rafael Francisco Xavier Raimundo António de Bragança), 23° duque de Bragança e herdeiro presuntivo do trono de Portugal, morreu em Ferragudo no dia 23 de Dezembro de 1976. Nascera em Seebenstein, em 23 de Setembro de 1907. Era filho de Miguel II de Bragança e de Maria Teresa de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.
Em 1926, foi aceite pelos monárquicos legitimistas e pela Junta Central do Integralismo Lusitano como duque de Bragança e legítimo herdeiro da coroa portuguesa, depois da renúncia a seu favor do irmão primogénito Miguel Maximiliano. Passados alguns dias, o seu pai procedeu de igual forma. Em 1929, visitou Portugal pela primeira vez, clandestinamente, na companhia de José Pequito Rebelo. Percorreu as ruas de Lisboa, foi até Queluz e visitou o palácio onde tinha nascido o seu avô, Miguel I de Portugal.
Após a morte do rei Manuel II de Portugal em 1932, ele foi reconhecido pelas organizações monárquicas como chefe da Casa Real portuguesa e herdeiro do trono de Portugal.
Depois da Assembleia Nacional revogar a Lei do Banimento, que excluía a sua família do país, Duarte Nuno veio residir para Portugal em 1953. Debateu-se seguidamente numa prolongada disputa com Maria Pia de Saxe-Coburgo e Bragança, uma alegada filha natural do rei Carlos I e, portanto, meia-irmã de Manuel II.
Após o 25 de Abril de 1974, em virtude de algumas nacionalizações, Duarte Nuno viu-se obrigado a abandonar a residência onde habitava e a mudar-se para a casa de uma das irmãs em Lisboa.
Em 1942, casara-se no Brasil com Maria Francisca de Orléans e Bragança, bisneta de Pedro II, último imperador do Brasil, e neta da última princesa imperial, Isabel de Bragança, e do príncipe imperial consorte, Luís Gastão de Orléans. Através deste casamento, uniram-se dois ramos da família. O casal teve três filhos: Duarte Pio (1945), Miguel Rafael (1946) e Henrique Nuno (1949). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...