sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

26 DE DEZEMBRO - DIAN FOSSEY

EFEMÉRIDEDian Fossey, zoóloga norte-americana, muito conhecida pelo seu trabalho científico com os gorilas do Ruanda e do Congo, morreu nas montanhas Virunga (Ruanda) em 26 de Dezembro de 1985. Nascera em São Francisco no dia 16 de Janeiro de 1932.
Inspirada pelos escritos do naturalista e conservacionista George B. Schaller, ela decidiu estudar os gorilas-das-montanhas que estavam em vias de extinção em África.
Dian Fossey recebeu instrução em “trabalho de campo com chimpanzés” da especialista Jane Goodall e começou a assistir e a registar o comportamento daqueles gorilas. O trabalho levou-a para o então Zaire e, depois, para o Ruanda, onde abriu o Karisoke Research Center (1967). As suas pesquisas eram financiadas pela Fundação de Louis Leakey, que por sua vez era subsidiada pela National Geographic.
Após anos de observação paciente, os gorilas passaram a confiar nela e Fossey descobriu que podia mesmo sentar-se no meio de um grupo e até brincar com os mais jovens. Tratava os animais como indivíduos e até os identificava com nomes.
Em 1974, foi para Inglaterra e ingressou na Universidade de Cambridge, onde obteve um doutoramento em Zoologia. Depois, foi professora na Universidade de Cornell em Nova Iorque (1981/83), onde fez palestras e escreveu sobre as suas experiências no Ruanda. No ano seguinte, voltou ao Centro Karisoke, onde prosseguiu as suas pesquisas e trabalhos de campo.
Quando o seu gorila favorito, Digit, foi morto para a obtenção das suas mãos (com as quais se faziam cinzeiros), Fossey começou uma campanha contra aquelas práticas. Os seus discursos e intervenções vieram a torná-la um alvo da violência dos caçadores furtivos e dos elementos corruptos do exército ruandês. Em 1985, Dian foi encontrada morta na sua cabana, vítima de assassinato. O assassino nunca foi encontrado, embora se suspeitasse de um caçador de gorilas.
Foi sepultada, de acordo com os seus desejos, no cemitério que ela mesma fizera construir para os gorilas.
O seu legado mantém-se vivo em várias organizações e sociedades dedicadas a salvar da extinção estes primatas. Graças ao trabalho de Fossey, a consciência do mundo para com a extinção do gorila-das-montanhas aumentou e os animais são agora protegidos pelo governo de Ruanda e por várias organizações de conservação internacionais, inclusive pelo The Dian Fossey Gorilla Fund International.
Em 1988, foi estreado o filme “Gorillas in the Mist: The Story of Dian Fossey”, que se desenrola no período em que a zoóloga esteve em África e retrata os seus primeiros contactos com aqueles animais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...