domingo, 28 de dezembro de 2014

28 DE DEZEMBRO - RICHARD CLAYDERMAN

EFEMÉRIDERichard Clayderman, de seu verdadeiro nome Philippe Pagès, pianista francês, nasceu em Paris no dia 28 de Dezembro de 1953.
Vendeu até agora 90 milhões de discos, tendo dado mais de 2 000 concertos, praticamente em todo o Mundo. Já recebeu cerca de 340 discos de ouro e de platina. Em 1987, durante um concerto no Waldorf Astoria, em Nova Iorque, a então primeira-dama norte-americana Nancy Reagan anunciou-o como “O Príncipe do Romance”.
Filho de um professor de acordeão da Escola de Música de Romainville, Clayderman foi iniciado no piano muito cedo e, apenas com seis anos, já lia as pautas de música com facilidade e precisão. Aos doze anos, entrou para o Conservatório de Paris e, aos dezasseis, ganhou o seu primeiro prémio.
Após deixar o conservatório, Richard Clayderman – juntamente com alguns amigos – formou um grupo de rock. A sua vida, porém, mudaria drasticamente em 1976, quando o produtor francês Paul de Senneville compôs uma balada em homenagem à sua filha recém-nascida, Adeline, e contratou Richard para a executar, fazendo-a gravar seguidamente em disco. Foi um sucesso mundial, com mais de 22 milhões de discos vendidos em 38 países.
Alguns dos seus concertos foram dados perante assistências de 20 000 espectadores, como foi o caso de Pequim. Quando de um dos primeiros espectáculos que deu na Ásia (Xangai, 1987), o mesmo foi transmitido por muitos canais de televisão deste continente, estimando-se em 800 milhões o número total de espectadores.
Participou em mais de 700 programas televisivos. A sua maior inclinação para a música dita “ligeira” contribuiu para o aparecimento de muitos jovens pianistas. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...