quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

31 DE DEZEMBRO - SILVESTRE PINHEIRO FERREIRA

EFEMÉRIDESilvestre Pinheiro Ferreira, filósofo e político português, nasceu em Lisboa no dia 31 de Dezembro de 1769. Morreu na mesma cidade em 2 de Julho de 1846. Ocupou diversos postos governamentais, entre os quais: ministro do Reino, da Guerra e dos Negócios Estrangeiros.
Acompanhou a família real para o Brasil, quando das invasões napoleónicas, tendo vivido naquele país entre 1810 e 1821. Ali desenvolveu boa parte da sua obra, tendo estudado com os oratorianos e formando-se em Filosofia.
As suas “Prelecções Filosóficas” foram o resultado das lições de filosofia que ministrou no Real Colégio de São Joaquim, no Brasil, e é talvez o mais importante dos seus livros.
São também conhecidas algumas colaborações de sua autoria inseridas em diversas publicações periódicas, nomeadamente nas revistas “O Panorama” e “Revista Universal Lisbonense”.
Entre 1826 e 1842, exilou-se em Paris, onde publicou “Précis d'un Cours de Droit Public Interne et Externe” (1830), considerado um dos primeiros textos completos de direito público na Europa. No ano seguinte, publicou “Projecto de Ordenações para o Reino de Portugal”, em três volumes, onde propôs uma reforma importante das leis fundamentais portuguesas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...