sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

5 DE DEZEMBRO - SÃO GERALDO DE BRAGA

EFEMÉRIDESão Geraldo de Braga, de seu nome Gérald de Moissac, monge beneditino francês, padroeiro da cidade de Braga, nasceu em Cahors, Gasconha, no século X. Morreu em Bornes, Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de Dezembro de 1108.
Oriundo de uma família nobre, foi educado entre os beneditinos da abadia de Moissac, onde desempenharia depois os cargos de bibliotecário, professor de gramática e de música e cantor.
O arcebispo Bernardo de Toledo, que o conheceu em Toulouse, conseguiu levá-lo para a sua catedral a fim de exercer as funções de mestre e de cantor. Em virtude da sua reputação de homem bondoso e bom músico, o clero de Braga quis depois, e conseguiu, tê-lo como seu bispo. Foi eleito arcebispo de Braga em 1100. Neste mesmo ano, viajou até Roma para obter do Papa Pascoal II, a título definitivo, a dignidade “metro política” para a Sé de Braga. A autonomia eclesiástica de Braga seria o prenúncio da independência do Condado Portucalense.
Em 1103, dirigiu-se novamente a Roma, obtendo a confirmação da jurisdição sobre todas as dioceses da Galiza (Astorga, Mondoñedo, Ourense e Tui) e ainda, em Portugal, sobre o Porto, Coimbra, Lamego e Viseu.
Teve uma governação curta mas intensa, durante a qual levou a efeito um conjunto de reformas a nível eclesiástico, moral e administrativo, reorganizando a escola da catedral e o cabido, continuando as obras da , recuperando bens eclesiásticos usurpados e reformando o culto e a liturgia com a introdução do rito romano.
Faleceu em Bornes, onde se deslocara para consagrar uma das numerosas igrejas que tinha feito reconstruir. Foi sepultado na Capela de São Geraldo, na Sé Catedral de Braga. É venerado em toda a Península Ibérica. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...