quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

1 DE JANEIRO - OUIDA

EFEMÉRIDEOuida, de seu verdadeiro nome Maria Louise Ramé, escritora inglesa, nasceu em Bury Saint Edmunds (Suffolk) no dia 1 de Janeiro de 1839. Morreu em Viareggio, Itália, em 25 de Janeiro de 1908. Era filha de pai francês e de mãe inglesa.
Começou a sua carreira literária, colaborando no “New Monthly Magazine”. Publicou em 1860 a sua primeira novela, em folhetins. Em breve, ficaria conhecida internacionalmente pelas suas histórias românticas, em que retratava sobretudo a alta sociedade inglesa e europeia. Escreveu mais de quarenta romances e novelas, alguns livros para crianças, antologias de histórias mais curtas e um ensaio.
Foi uma activista dos Direitos dos Animais e albergava um grande número deles, chegando a ter cerca de trinta cães. Viveu muito tempo em Londres, fixando-se depois em Itália (Florença) em 1874, na companhia de sua mãe.
Teve uma vida literária de sucesso, mas não soube gerir bem a sua fortuna e acabou por morrer quase na miséria. Privava-se por vezes do necessário para que nada faltasse aos seus cães. Quando faleceu, foi sepultada no cemitério inglês de Bagni di Lucca, em Itália.
Um dos seus livros (“Under Two Flags”, 1867) foi adaptado ao cinema em quatro versões diferentes, já no século XX (1912, 1916, 1922 e 1936).  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...