quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

14 DE JANEIRO - CASIMIRO DE BRITO

EFEMÉRIDECasimiro Cavaco Correia de Brito, poeta, ensaísta e ficcionista português, nasceu em Loulé no dia 14 de Janeiro de 1938. Passou a infância na região algarvia e concluiu o Curso Geral do Comércio, na Escola Industrial e Comercial de Faro.
Em 1956, criou – no jornal “A Voz de Loulé” – uma página literária designada “Prisma de Cristal”, que se publicou até 1959. Nela colaboraram, entre outros, os escritores António Ramos Rosa e Gastão Cruz.
De 1958 a 1964, dirigiu – em Faro – a colecção de poesia “A Palavra”, na qual publicaram Fiama Hasse Pais Brandão e Luiza Neto Jorge, entre outros poetas. Depois de uma passagem por Londres, em 1958, fundou e dirigiu, com Ramos Rosa, os “Cadernos do Meio-Dia” (1958/60), onde se revelaram os poetas do movimento literário Poesia 61. Fixou-se em Lisboa em 1971, desempenhando funções no sector bancário.
Tem cerca de 60 livros publicados, traduzidos em 26 idiomas. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Escritores e presidente do P.E.N. Clube Português. Actualmente, dedica-se exclusivamente à escrita e desenvolve intensa actividade como divulgador da poesia nacional e internacional.
Foi nomeado consultor para a Europa da World Haiku Association, sediada em Tóquio. É responsável pela colaboração portuguesa na revista internacional “Serta” e editor-chefe da “Antologia de Literatura Mundial Diversity” do P.E.N. Clube Internacional.
Tem sido premiado por diversas vezes, destacando-se: o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores pelo livro “Labyrinthus” (1981), o Prémio de Poesia do P.E.N. Clube com o livro “Opus Affettuoso seguido de Última Núpcia” (1997), o Prémio Internacional de Poesia Léopold Senghor (2002), o Prémio de Poesia Aleramo-Luzi para o Melhor Livro de Poesia Estrangeiro com o “Livro das Quedas” (2004) e, ainda, o Prémio de Melhor Poeta do Festival Internacional Poeteka, na Albânia (2008).
Casimiro de Brito foi nomeado Embaixador Mundial da Paz (ONG, Zurique) e, em 2008, foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante Dom Henrique.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...