quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

15 DE JANEIRO - HENRIQUES NOGUEIRA

EFEMÉRIDE – José Félix Henriques Nogueira, precursor do republicanismo e do socialismo em Portugal e teórico do iberismo e do federalismo dos Estados Ibéricos, nasceu em Bulegueira no dia 15 de Janeiro de 1823. Morreu em Lisboa, em 23 de Janeiro de 1858. Federalista, foi adepto do associativismo e do cooperativismo e defensor do municipalismo como forma de descentralização administrativa.
Apesar da sua morte prematura, aos 35 anos, produziu uma obra muito significativa no processo ideológico português do século XIX. As suas obras mais importantes foram “O Município no século XIX” (1856) e “Estudos sobre a Reforma em Portugal” (1851). Colaborou em algumas publicações periódicas, nomeadamente no “Archivo pittoresco” e no jornal “O Panorama”.
Idealizou uma República fundada no livre associativismo, no municipalismo e numa federação dos estados ibéricos. A sua obra “Estudos sobre a Reforma em Portugal” foi uma das bases ideológicas do programa do Partido Republicano Português, tendo os seus escritos influenciado a legislação social da Primeira República. Publicou ainda, em 1852, “Almanaque Democrático”.
Em Janeiro de 1881, foi criado o Centro Eleitoral Republicano Federal do Círculo 96, conhecido pelo Clube Henriques Nogueira, como forma de tentar unificar as diversas facções republicanas.
Em 1976, foi publicada a sua “Obra Completa” em 4 volumes, organizada por A. Carlos Leal da Silva e editada pela Imprensa Nacional — Casa da Moeda.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...