quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

21 DE JANEIRO - PAUL ALLEN

EFEMÉRIDEPaul Gardner Allen, informático, empresário, homem de negócios e mecenas norte-americano, nasceu em Seattle no dia 21 de Janeiro de 1953. Pioneiro e visionário no domínio da microinformática, fundou em parceria com Bill Gates a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo.
Descobriu a informática na Lakeside School, escola privada de Seattle, onde se tornou amigo de Bill Gates. Em 1968, com 15 anos, fundou com Bill Gates, de 13 anos, o Lakeside Programmers Group.
Allen prosseguiu depois os seus estudos na Universidade do Estado de Washington, que abandonou dois anos depois para se tornar programador da sociedade Honeywell, em Boston. O seu antigo companheiro de escola Bill Gates, porém, convenceu-o, em 1975, a largar tudo para fundarem a Microsoft. Um contrato milionário com a IBM trouxe-lhes a fortuna.
Allen afastou-se da Microsoft em 1983, depois de lhe ter sido diagnosticado um raro tipo de cancro. Após um tratamento de radioterapia e um transplante de medula óssea, venceu a doença e passou a dedicar-se mais a investimentos nas áreas do desporto, da tecnologia e da ciência. Paul é dono do Portland Trail Blazers (basquetebol) e do Seattle Seahawks (futebol americano).
Em 1986, a Microsoft fez a sua entrada na Bolsa e os seus dois fundadores (Allen continuava a ser accionista) passaram a figurar entre os homens mais ricos do mundo.
Paul Allen confessou ser um fã devoto do lendário guitarrista Jimi Hendrix e, em 1993, financiou o processo judicial do pai de Jimi, Al Hendrix, contra o seu ex-advogado que lhe havia roubado os direitos autorais e royalties do filho. Al venceu o processo em 1995.
Em 2009, foi-lhe diagnosticado novamente um cancro, começando a fazer quimioterapia. Em 2012, a revista “Forbes” classificou-o como a 48ª pessoa mais rica do mundo. Continua a ser dono de um grande império financeiro, com muitas e importantes sociedades no domínio da alta tecnologia, da pesquisa, da imprensa e do desporto.
Paul Allen nunca se casou nem teve filhos, o que não o impediu de comprar uma mansão na Califórnia com 542 m2 (valor 25 milhões de dólares). Em Julho de 2009, fez doação oficial de uma parte da sua fortuna para obras filantrópicas, a exemplo de Bill Gates e Warren Buffet. É coleccionador de arte, possuindo quadros célebres. Tem igualmente uma colecção de aviões da Segunda Guerra Mundial, que mantém em estado de voar e que estão expostos ao público (Flying Heritage Collection).
Possui três iates. Um deles, o “Octopus”, foi construído em 2003 e, na época, era o mais longo do mundo. Este barco tem sala de cinema, piscina, campo de basquetebol, heliporto, sala de vídeo-conferências e mesmo um submarino. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...