sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

23 DE JANEIRO - RICHARD DEAN ANDERSON

EFEMÉRIDE Richard Dean Anderson, actor norte-americano que se tornou célebre no papel de MacGyver nas séries de televisão com o mesmo nome (1985/1994), nasceu em Minneapolis, no Minnesota, em 23 de Janeiro de 1950.
Tem origens familiares na Escócia, na Suécia, na Noruega e nos índios americanos. Cresceu em Roseville e frequentou a Ramsey High School. Durante a infância, fracturou os dois braços o que lhe roubou o sonho de vir a ser jogador de hóquei profissional. Desenvolveu então o interesse pelas artes, a música e o teatro. Durante um curto período da sua vida, tentou mesmo tornar-se músico de jazz.
Richard fez os seus estudos de Arte Dramática na Universidade Estatal de Saint Cloud no Minnesota e, depois, na Universidade de Ohio, mas abandonou os estudos antes de se diplomar, «porque se sentia apático».
Viveu depois no norte de Hollywood, em Nova Iorque e em Los Angeles. Obteve pequenos papéis no teatro e no circo, comentando mais tarde que esta teria sido a época mais feliz da sua vida e exprimiu o seu grande interesse em ensinar artes circenses a jovens desfavorecidos.
Richard Dean Anderson nunca se casou e, apesar de tentar preservar sempre a sua privacidade, sabe-se que passaram várias mulheres pela sua vida. Finalmente, em 1996, conheceu Apryl Prose e, em conjunto, celebraram o nascimento da sua primeira filha dois anos depois. Ele fala com grande entusiasmo desta nova aventura – a paternidade – e sente-se orgulhoso de ter a reputação de ser um “pai galinha”.
Interpretou também o general brigadeiro Jack O'Neill, na série “Stargate SG-1 (1997/2007). Colabora assiduamente em causas humanitárias e é membro da Sea Shepherd Conservation Society, um grupo defensor da vida marinha. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...