quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

7 DE JANEIRO - WILLIAM PETER BLATTY

EFEMÉRIDEWilliam Peter Blatty, escritor, guionista e realizador norte-americano de origem libanesa, nasceu em Nova Iorque no dia 7 de Janeiro de 1928. A sua obra mais conhecida é “O Exorcista” (1971), sendo autor igualmente do guião para o filme homónimo, realizado dois anos depois por William Friedkin e que recebeu precisamente o Oscar de Melhor Guião.
Tendo começado como jornalista, dedicou-se depois – em exclusividade – à literatura e ao cinema. O livro que lhe trouxe fama mundial conta a história de um caso de possessão demoníaca e o exorcismo que se seguiu de uma jovem actriz de televisão nos arredores de Washington. É baseado em factos reais. Com efeito, quando William era ainda estudante, leu um artigo que relatava um caso de exorcismo sobre um rapaz de 14 anos, ocorrido em 1949 no Maryland. Blatty começou a escrever de imediato sobre o assunto, que o fascinou. Quando o livro foi publicado, foram vendidos mais de 13 milhões de exemplares, só nos Estados Unidos. 
Tornou-se um guionista e realizador reputado, principalmente no domínio de filmes fantásticos e de horror.
A película “A Nona Configuração”, com guião, produção e realização de William Blatty, recebeu em 1980 dois prémios para o Melhor Guião (Saturn Award e Golden Globe). Realizou mais tarde, em 1990, uma continuação do filme “O Exorcista”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...