quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

11 DE FEVEREIRO - CARLO CARRÀ

EFEMÉRIDECarlo Carrà, pintor italiano, nasceu em Quargnento no dia 11 de Fevereiro de 1881. Morreu em Milão, em 13 de Abril de 1966. Participou em diversas edições da Bienal de Arte de São Paulo no Brasil.
Com 15 anos, já trabalhava como decorador mural em Milão. Aproveitava os tempos livres para frequentar museus e galerias.
Entre 1899 e 1900, esteve em Paris para decorar pavilhões da Exposição Universal. Familiarizou-se com a arte contemporânea francesa, principalmente com o impressionismo. Passou seis meses em Londres, entrando em contacto com anarquistas italianos que ali se encontravam exilados.
De volta a Milão, integrou a Academia das Belas-Artes de Brera, onde seguiu cursos de Cesare Tallone (1906). Foi co-fundador do movimento futurista de 1910.
Em 1915, Carrà e Giorgio De Chirico fundaram o movimento pintura metafísica, retomando o termo “metafísica” utilizado por Guillaume Apollinairee num relatório que este fez quando de uma exposição de quadros de Chirico no Salão de Outono em Paris (1913).
Na sua fase metafísica, Carlo Carrà pintou “A musa metafísica”, uma das suas obras mais conhecidas. A partir de 1924, afastou-se da pintura metafísica e passou para a pintura realista, inspirado pelos mestres italianos da Renascença.
Além de pintar, Carlo Carrà ensinou pintura em Milão e escreveu vários livros sobre arte. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...