quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

12 DE FEVEREIRO - DECO

EFEMÉRIDEA Associação Portuguesa para a Defesa do consumidor (DECO), a maior e mais antiga associação portuguesa de defesa do consumidor, surgiu em 12 de Fevereiro de 1974, da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES). Actualmente tem mais de 380 mil associados.
Em 1978, foi lançado o nº zero da revista “PRO TESTE”, destinada a ser distribuída pelos sócios da associação. Em 1986, iniciou a profissionalização dos seus quadros, não só para as questões relacionadas com a divulgação das pesquisas a produtos e serviços, como para a edição da revista “PRO TESTE”, que iniciou a sua publicação mensal a partir de Janeiro desse ano. A DECO começou, também em 1986, a dar apoio jurídico aos associados.
Esta nova estratégia da DECO foi suportada financeiramente pelo Governo Português, através do então Instituto de Defesa do Consumidor, pela Comissão Europeia – DGXI e pelo BEUC, que é a cúpula europeia das organizações de consumidores.
Em conjunto com a Euroconsumers, fundou – em 1991 – uma editora, a Edideco, Editores para a Defesa do Consumidor, Lda. (actualmente designada DECO PROTESTE, Editores, Lda.).
Ao longo dos anos, o número de publicações foi-se alargando e, em 2011, a DECO PROTESTE já editava também a Teste Saúde, a Dinheiro & Direitos e a PROTESTE INVESTE.
Sob a designação DECO PROTESTE – Guias Práticos, edita igualmente vários livros sobre os mais variados temas: Informática, Bricolage, Economia, Seguros, Direitos do Consumidor, Direitos do Trabalhador, Saúde e Segurança, entre outros.
Em Fevereiro de 1999, foi feita Membro Honorário da Ordem do Mérito. Além da Sede em Lisboa, dispõe de delegações no Porto, em Coimbra, em Santarém, em Évora, em Leiria, em Viana do Castelo e em Faro, destinadas a prestar atendimento jurídico aos associados e a mediar conflitos de consumo.
A DECO dispõe ainda de outros serviços para os seus associados: números de telefone exclusivos, dois sites na Internet com várias funcionalidades e protocolos com diversas outras organizações e empresas.
O site DECO PROTESTE dispõe, entre outras, das seguintes funções: vários simuladores, artigos e testes comparativos publicados apenas online e dossiers temáticos.
O sítio PROTESTE INVESTE dispõe das seguintes funcionalidades: conselhos de compra sobre acções e fundos analisados, simulador de carteiras de acções, etc.
É membro das seguintes organizações: Comité de Consumidores, Comité Económico e Social, European Consumer Law Group, Bureau Européen des Unions de Consommateurs, Consumers International, Euroconsumers e International Consumers Research and Testing.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...