quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

18 DE FEVEREIRO - JACK PALANCE

EFEMÉRIDEJack Palance, de seu verdadeiro nome Volodymyr Palahniuk, actor norte-americano de origem ucraniana, nasceu em Lattimer Mines, na Pensilvânia, no dia 18 de Fevereiro de 1919. Morreu em Montecito, na Califórnia, em 10 de Novembro de 2006. Antes de seguir a carreira artística, foi boxeur profissional. Muitos pensavam que a sua face desfigurada fosse devido aos socos recebidos, mas na verdade a desfiguração foi causada por um acidente de avião, quando recebia aulas de pilotagem, durante a Segunda Guerra Mundial.
A exemplo do pai, imigrante ucraniano, também ele trabalhou como mineiro antes de se tornar pugilista. Palance abandonaria depois o boxe quando foi convocado para prestar serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial.
No fim da guerra, iniciou a sua carreira artística, que se caracterizou sobretudo por papéis em filmes western e de gangsters nos anos 1950/60. Na década de 1960, protagonizou também alguns filmes europeus, entre eles “Le Mépris” de Jean-Luc Godard (1963), contracenando com Brigitte Bardot e Michel Piccoli.
O seu primeiro filme foi “Panic in the Streets”, dirigido por Elia Kazan (1950). Apesar de ter sido nomeado para os Oscars em 1953, só veio a receber a estatueta em 1992, com o filme “City Slickers” (Oscar de Melhor Actor Secundário).
Jack Palancc manteve uma vida artística extremamente activa até 2004, tanto em longas-metragens como em séries de televisão, falecendo aos 87 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...