quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

26 DE FEVEREIRO - JAIME DE MAGALHÃES LIMA

EFEMÉRIDEJaime de Magalhães Lima, escritor, conferencista, tradutor e crítico literário português, morreu em Aveiro no dia 26 de Fevereiro de 1936. Nascera na mesma cidade em 15 de Outubro de 1859. Foi defensor e divulgador do vegetarianismo, do qual era um adepto fervoroso. É patrono da escola secundária de Esgueira, por isso denominada Escola Secundária Jaime de Magalhães Lima.
Os pais foram emigrantes no Brasil. Teve três irmãos, um dos quais – Sebastião – foi jornalista e político.
Em 1888, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, onde conheceu Ramalho Ortigão, Oliveira Martins e o seu grande amigo Antero de Quental. Era admirador de Tolstoi, que conheceu pessoalmente quando foi à Rússia, conforme relatou no seu livro “Cidades e paisagens” (1889).
Dirigiu a revista “Galeria Republicana” (1882/83) e colaborou na “Revista de Portugal” de Eça de Queiroz. Colaborou ainda com regularidade no mensário “O Vegetariano” e em diversas publicações periódicas, nomeadamente nas revistas “A semana de Lisboa” (1893/95), “Branco e negro” (1896/98), “Atlântida” (1915/20) e “Pela Grei” (1918/19).
Escreveu cerca de cinquenta livros – romances, conferências, traduções, poesias, ensaios e biografias. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...