sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

6 DE FEVEREIRO - ALBERTO CAVALCANTI

EFEMÉRIDE Alberto de Almeida Cavalcanti, guionista, cenarista, produtor e realizador de cinema de origem brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 6 de Fevereiro de 1897. Morreu em Paris no dia 23 de Agosto de 1982.
Instalou-se em França no início de 1920, frequentando meios vanguardistas parisienses. Durante esta década, projectou cenários para cineastas experimentais franceses e realizou o seu primeiro filme – “Rien que les heures”. Adquiriu então a nacionalidade francesa.
Cavalcanti enraizou depois a sua reputação como documentarista na Grã-Bretanha, durante os anos 1930, reforçando seguidamente o seu renome, ao produzir alguns grandes filmes para os estúdios Ealing.
Em 1949, voltou ao Brasil e ajudou a organizar a Companhia Cinematográfica Vera Cruz (São Bernardo do Campo), sendo convidado a tornar-se o produtor geral da empresa. Em Novembro do mesmo ano, veio à Europa e contratou vários técnicos para irem trabalhar naquela companhia. Fez os guiões e produziu os dois primeiros filmes da empresa, “Caiçara” (1950) e “Terra É Sempre Terra” (1951). Em virtude de desentendimentos com Franco Zampari, abandonou a Vera Cruz em 1951.
Dedicou-se então à elaboração de um anteprojecto para o Instituto Nacional de Cinema, a pedido do então presidente brasileiro Getúlio Vargas.
Na Cinematográfica Maristela (São Paulo), dirigiu “Simão, o Caolho” (1952). No final desse ano, com um grupo de capitalistas, comprou a Maristela, mudando-lhe o nome para Kino Filmes e passou a ser o seu director-geral. Nesta nova empresa, realizou as obras “O Canto do Mar” (1953) e “Mulher de Verdade” (1954), que não tiveram grande sucesso. Por não ter podido continuar a arcar com as despesas, a Kino foi devolvida aos antigos proprietários.
Trabalhou na TV Record e foi depois director de teatro. Em Dezembro de 1954, partiu de novo para a Europa, onde realizou mais alguns filmes. Ao longo da sua carreira (1925/1971), dirigiu cerca de 60 películas. Faleceu na capital parisiense aos 85 anos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...