domingo, 8 de fevereiro de 2015

8 DE FEVEREIRO - NICK NOLTE

EFEMÉRIDENick Nolte, de seu verdadeiro nome Nicholas King Nolte, ex-modelo, actor e produtor de cinema norte-americano, nasceu em Omaha, Nebrasca, no dia 8 de Fevereiro de 1941. Iniciou a sua carreira no teatro, em Pasadena, tendo entrado em inúmeras peças. Ficou mundialmente conhecido nos anos 1970, quando participou na série televisiva “Rich Man, Poor Man”, no papel do pobre Tom Jordache. Tornou-se famoso no cinema graças ao filme “48 horas”, ao lado de Eddie Murphy.
Como curiosidade, saliente-se o facto de ter recusado papéis que trouxeram a fama aos que acabaram por os protagonizar. Entre as suas famosas recusas, contam-se “Guerra das Estrelas”, “Indiana Jones” e “Superman”.
Nos anos 1980, entrou em vários filmes de grande sucesso e foi escolhido por Martin Scorses para uma das suas películas. Foi nomeado duas vezes para o Oscar de Melhor Actor.
Depois de vários fracassos e algumas curas de desintoxicação, passou a dedicar-se – nos anos 2000 – ao cinema independente, com excepção de duas participações em “Hulk” (2002) e “Parker” (2013).
Durante a sua carreira, já entrou em mais de 70 filmes (1972/2014). Nick Nolte foi casado três vezes, tendo um filho da sua última esposa Rebecca Linger.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...