segunda-feira, 23 de março de 2015

23 DE MARÇO - LAURA SOVERAL

EFEMÉRIDE – Maria Laura de Soveral Rodrigues, actriz portuguesa, nasceu em Benguela, Angola, no dia 23 de Março de 1933. Com inúmeros trabalhos no teatro, foi igualmente reconhecida pela sua actividade no cinema, salientando-se o filme “Uma Abelha na Chuva” de Fernando Lopes (1972).
Educadora de infância em Benguela, enveredou pela representação quando se fixou em Lisboa. Foi na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde frequentou o curso de Filologia Germânica, que se começou a interessar pelo teatro. Estreou-se em 1964, no Grupo Fernando Pessoa, dirigido por João d'Ávila. Inscreveu-se, entretanto, na Escola de Teatro do Conservatório Nacional.
Em 1968, recebeu o Prémio de Melhor Actriz de Cinema, atribuído pelo SNI e pela Casa da Imprensa. Simultaneamente, na televisão, ia sendo chamada para fazer teatro ou para declamar poesia no programa “Hospital das Letras” de David Mourão-Ferreira.
A temporada teatral de 1970/1971 foi a sua época mais importante, fazendo “O Processo” de Kafka e “Depois da Queda” de Arthur Miller.
Esteve um período da sua vida no Brasil, onde – em 1976 – actuou nas telenovelas “O Casarão” (exibida também em Portugal) e “Duas Vidas”, ambas da Rede Globo.
Representou textos de Fernando Pessoa, José Saramago, Almada Negreiros, Molière e Kafka, entre outros autores. Esteve em cena no Teatro D. Maria II, Teatro São Luíz, Teatro da Cornucópia, Teatro da Comuna, Teatro Aberto, Teatro Sá da Bandeira (Porto), Teatro Maria Matos e Teatro Villaret, onde trabalhou com Carlos Avillez, João d’Ávila, Norberto Barroca, Maria do Céu Guerra, Diogo Infante e muitas outras personalidades notáveis do teatro.
A sua longa experiência cinematográfica passou ainda por filmes como “Vale Abraão”, “A Divina Comédia” e “Francisca” de Manoel de Oliveira, “O Fatalista” e “Tráfico” de João Botelho e “O Delfim” de Fernando Lopes, entre muitos outros.
Pontualmente, continuou a aparecer na televisão. Integrou o elenco da novela “Tempo de Viver” (2006). Mais recentemente, em 2014, trabalhou de novo com João Botelho no filme “Os Maias”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...