terça-feira, 14 de abril de 2015

14 DE ABRIL - JOSÉ JÚLIO DE SOUZA PINTO

EFEMÉRIDEJosé Júlio de Souza Pinto, pintor português ligado à primeira geração naturalista, morreu em Pont-Scorff, na Bretanha, em 14 de Abril de 1939. Nascera em Angra do Heroísmo no dia 15 de Setembro de 1856. Era irmão do também pintor António Souza Pinto.
Embora nascido nos Açores, era filho de pais continentais. Viveu também em Santa Maria e em São Miguel, até ter 14 anos de idade. Residiu depois no Porto até ao fim da adolescência, fase em que teve os primeiros contactos com a pintura. Frequentou a Escola de Belas-Artes entre 1870 e 1878, tendo estudado com Soares dos Reis, entre outros pintores. Em 1880, venceu um prémio que consistia numa viagem e partiu para Paris.
Na capital francesa, frequentou o estúdio de Alexandre Cabanel e estudou com William-Adolphe Bouguereau na École des Beaux-Arts. Integrou-se rapidamente na vida artística parisiense, expondo regularmente em Salões e recebendo vários prémios. Em 1890, foi nomeado membro do júri oficial da Legião de Honra e, em 1900, do júri académico da Escola das Belas-Artes.
Souza Pinto desenvolveu uma carreira sólida em França, fazendo frequentes visitas a Portugal, onde expôs em mostras colectivas e individuais em Lisboa e no Porto, até 1929. As suas obras figuram nos acervos de diversos museus franceses e foi o primeiro artista português a ter uma obra incluída na colecção do Museu do Luxemburgo (embrião do Museu de Orsay). Apaixonou-se pela Bretanha, região francesa, onde veio a residir até ao seu falecimento. A revista “Illustration” reproduziu a maior parte das suas obras.
Pintou quadros de grande emoção, permitindo-se a utilização de alguns efeitos secundários do Impressionismo na sua vasta produção de paisagens campestres e à beira-mar, além de cenas do quotidiano rural, dos dramas vividos pelos aldeões e de interiores.
Para o crítico José Augusto França, Souza Pinto foi o artista que melhor estabeleceu uma conexão entre a pintura portuguesa e a Escola de Paris. Apresentou as suas obras, entre muitos outros locais, na Exposição de Nice (1884), na Exposição Universal de Paris de 1889 e na Exposição do Rio de Janeiro (1895 e 1908). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...