domingo, 19 de abril de 2015

19 DE ABRIL - PAUL PERCY HARRIS

EFEMÉRIDEPaul Percy Harris, advogado norte-americano, um dos fundadores do primeiro Rotary Club e o primeiro presidente do Rotary International, nasceu em Racine, Wisconsin, no dia 19 de Abril de 1868. Morreu em Chicago, Illinois, em 27 de Janeiro de 1947.
Filho de pais com uma vida pouco regrada, Paul foi criado pelos avós paternos. Criança e jovem muito travesso, ele era o terror da pacata cidade de Wallingford, Vermont, e acabou por ser expulso de duas escolas superiores.
Entretanto, a austeridade, a compreensão, a bondade e a tolerância dos avós, bem como a confiança que o primeiro patrão nele depositou, pesaram em muito na mudança do seu comportamento.
Em 1891, formou-se em Direito e decidiu passar os cinco anos seguintes a conhecer os Estados Unidos. Trabalhou como repórter, cowboy, professor na Los Angeles School of Business, porteiro de hotel, vendedor de granito e marinheiro. Em 1896, estabeleceu-se em Chicago e, em pouco tempo, tornou-se um advogado conhecido.
Uma noite, Paul Harris foi jantar com um colega do escritório e, de uma caminhada que fizeram após a refeição, surgiu a ideia do que se tornaria o Rotary. Naquele passeio, o amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhes apresentar Paul. O facto dos clientes do seu anfitrião se terem transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu. O Rotary foi criado cinco anos mais tarde, como um clube onde os relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade. A primeira reunião ocorreu em Chicago, com a presença dos quatro fundadores: Paul Harris, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr.
Quando criança, Paul Harris estudara em escolas de elite, onde os alunos tinham pouca ou nenhuma preocupação com dinheiro. Ao cursar Direito no Iowa, conheceu colegas mais velhos que haviam trabalhado duro para poder pagar os estudos. Possivelmente, este contacto impressionou-o sobremaneira, pois os primeiros Rotary Clubs foram formados por homens de negócios que tinham conquistado o que tinham com o próprio esforço, os chamados self-made men.
Após a fundação do primeiro Rotary Club em Chicago (1905), Harris tornou-se um homem exemplar e um cidadão do mundo, conheceu os cinco continentes, recebeu honrarias de reis e presidentes e praticou sempre a tolerância.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...