quinta-feira, 2 de abril de 2015

2 DE ABRIL - CAMILLE PAGLIA

EFEMÉRIDECamille Anna Paglia, escritora e crítica social norte-americana, nasceu em Endicott, Nova Iorque, no dia 2 de Abril de 1947. Estudou na Universidade de Binghamton, tendo-se doutorado na Universidade de Yale.
Paglia é uma intelectual de contradições: uma ateísta que respeita a religião e uma classicista que defende tanto a arte elitista como a popular. O que escreve abarca uma gama variada de temas: a religião comparada, a história da arte e o cânon literário, além de uma grande ênfase no ensino da História.
Camille Paglia tornou-se célebre para o público mundial em 1990, ao publicar o seu primeiro livro, “Sexual Personae: Art and Decadence from Nefertiti to Emily Dickinson”. O sucesso com esta obra possibilitou-lhe a autoria de outros títulos sobre cultura popular e feminismo. Demonstrando enorme erudição, gerou muita polémica ao desafiar, com os seus escritos, o que ela própria denominou de “elite liberal”, incluindo académicos, grupos feministas e activistas da SIDA.
Professora de Ciências Humanas no Philadelphia College of the Performing Arts, ela é considerada uma das maiores críticas do feminismo, especialmente do seu carácter «puritano».
É conhecida como «a feminista que as outras feministas gostam de detestar», uma «feminista pós-feminismo». A revista britânica “Prospect Magazine” indicou-a como «um dos 100 mais importantes intelectuais do mundo». 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...