sexta-feira, 3 de abril de 2015

3 DE ABRIL - EDDIE MURPHY

EFEMÉRIDEEddie Murphy, de seu verdadeiro nome Edward Regan Murphy, actor, cantor e humorista norte-americano, nasceu no bairro de Brooklyn, em Nova Iorque, no dia 3 de Abril de 1961.
Com propensão para o humor desde os tempos da escola, integrou o elenco do programa televisivo “Saturday Night Live”, de 1980 a 1984. Trabalhou igualmente como comediante de stand-up. Ele é o número 10 na lista dos Maiores Cómicos Americanos de Todos os Tempos, estabelecida pelo canal Comedy Central. Foi nomeado para os Globos de Ouro pelas suas actuações em vários programas. Alternando com espectáculos humorísticos, passou a dedicar-se também ao cinema.
Foi premiado com um Grammy pelo seu álbum de comédia “Eddie Murphy: Comedian” (1983). Entre 1985 e 1993, actuou igualmente como cantor, publicando vários singles. Em 1989, fez uma incursão pela realização com “As noites de Harlem”, filme que se desenrola no Harlem dos anos 1930.
Tem uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood, ali colocada nos anos 1990. Em 2006, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Actor Secundário e, no ano seguinte, foi nomeado para os Oscars pela sua interpretação em “Dreamgirls”.
Fez igualmente dobragens para diversas películas. Em alguns dos seus filmes, interpretou vários papéis, além do personagem principal, como uma homenagem a um dos seus ídolos, Peter Sellers, que interpretou mais de um papel em Dr. Strangelove.
Mudou-se para Amesterdão em 2014, juntamente com a sua companheira desde 2012, a modelo australiana Paige Butcher, dezoito anos mais nova do que ele. Eddie Murphy está representado numa estátua em cera, no Museu de Madame Tussauds em Londres, o que constitui um dos seus maiores orgulhos. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...