quinta-feira, 30 de abril de 2015

30 DE ABRIL - MARIA CLARA MACHADO

EFEMÉRIDEMaria Clara Machado, dramaturga brasileira, faleceu no Rio de Janeiro em 30 de Abril de 2001. Nascera em Belo Horizonte no dia 3 de Abril de 1921. Foi autora de famosas peças infantis e fundadora do Tablado, escola de teatro do Rio de Janeiro.
A família de Maria Clara mudou-se para a capital carioca, indo morar em Ipanema, quando ela tinha apenas quatro anos de idade. A casa era ponto de encontro de muitos intelectuais, amigos do pai. Entre os grandes nomes que lá iam, estavam Maria Helena Vieira da Silva, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Di Cavalcanti, Portinari, Rubem Braga, João Cabral de Mello Neto, Moacyr Scliar e Tônia Carrero. Também passaram por ali Albert Camus e Pablo Neruda. Toda esta atmosfera contribuiu para a iniciar na cultura desde muito nova.
Em 1951, fundou uma das maiores escolas de teatro do Brasil, o Tablado. É considerada a mais importante autora de teatro infantil do Brasil, tendo escrito cerca de 30 peças para crianças. Publicou também alguns livros juvenis e seis peças para adultos.
A sua primeira grande peça, “O boi e o burro a caminho de Belém” (1953), foi um auto de Natal que entusiasmou o público e a crítica. A peça tinha sido originalmente escrita para marionetas, mas acabou por ser representada por actores de carne e osso.
Em 1955, surgiu o maior sucesso do Tablado e o texto de Maria Clara Machado mais vezes montado: “Pluft, o Fantasminha”. Esta peça tem apenas uma hora de duração, mas foi considerada por ela própria como a sua obra mais completa e melhor conseguida.
Maria Clara dirigiu umas 70 peças de teatro, tendo actuado como actriz em perto de 20. Protagonizou também dois filmes e escreveu para televisão.
 “Pluft, o Fantasminha” foi adaptado ao cinema (1964) e à televisão (Rede Globo, 1975); “O Cavalinho Azul” foi adaptado ao cinema em 1984. A sua última peça de teatro foi escrita em 2000 (“Jonas e a baleia”).
Faleceu aos oitenta anos, vítima de linfoma de Hodgkin, um tipo de cancro no sistema imunológico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...