quarta-feira, 8 de abril de 2015

8 DE ABRIL - YUKIKO OKADA

EFEMÉRIDE - Yukiko Okada, de seu verdadeiro nome Kayo Satō, modelo, actriz e popular cantora japonesa, morreu em Tóquio no dia 8 de Abril de 1986. Nascera em Nagoya, em 22 de Agosto de 1967.
Aos 15 anos (1983), ganhou um famoso concurso de televisão para jovens talentos. No ano seguinte, gravou o primeiro disco. Apareceu depois em várias iniciativas publicitárias, animou emissões de rádio e fez parte do elenco de peças teatrais na televisão.
As estrelas musicais Seiko Matsuda e Ryuichi Sakamoto escreveram a canção do seu 8º singleKuchibiru Network”, que ficou em nº 1 nos Tops de 1986. O seu 4º álbum, gravado no mês seguinte, foi o seu último disco publicado em vida.
Em pleno sucesso, vendendo milhares de discos, suicidou-se por motivos desconhecidos, pulando do sétimo andar do prédio onde se situava a sua agência (Sun Music). Algumas horas antes, tinha sido salva in extremis, ao ser encontrada no seu apartamento com o gás aberto, a chorar e com os punhos cortados. Tinha apenas 18 anos. A sua saúde mental teria começado a deteriorar-se no começo do ano, levando-a uma depressão.
A sua morte, que foi muito mediatizada, levou a uma vaga de suicídios de alguns dos seus fãs adolescentes. O fenómeno ficou a ser chamado de “síndrome de Yukko” e a imprensa japonesa passou, de certo modo, a auto-censurar-se neste género de noticiários.
Apesar de uma curtíssima carreira, Yukiko Okada publicou quatro álbuns e oito singles. Foram editadas também seis compilações das suas melhores músicas e, postumamente, foram lançados mais dois singles com canções que ela deixara gravadas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...