quinta-feira, 14 de maio de 2015

14 DE MAIO - MARK ZUCKERBERG

EFEMÉRIDEMark Elliot Zuckerberg, programador informático e empresário norte-americano, nasceu em White Plains no dia 14 de Maio de 1984. Ficou conhecido mundialmente por ser um dos fundadores do Facebook, a maior rede social do mundo. Fundou o Facebook em 2004, juntamente com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, quando eram estudantes da Universidade Harvard. Em 2010, foi nomeado pela revista “Time” como a Personalidade do Ano (a mais jovem de sempre, logo a seguir a Charles Lindbergh) e a Mais Influente do Mundo, seguido de Steve Jobs. Em Março de 2011, a revista “Forbes” colocou-o na 36ª posição da lista dos Mais Ricos do Mundo.
Mark nasceu no Condado de Westchester, no estado de Nova Iorque, filho de uma psiquiatra e de um dentista. Tem origem judaica, mas já declarou ser ateu. Estudou na Ardsley High School, onde teve grande destaque em Arte e Cultura Clássicas. Ingressou depois na Phillips Exeter Academy, onde ganhou vários prémios em Ciências da Astronomia, Matemática e Física. Nos estudos clássicos, aprendeu francês, hebraico, latim e grego antigo. Pertenceu a uma equipa de esgrima. Na faculdade, era conhecido por recitar versos de poemas épicos como a “Ilíada”. Numa festa durante o seu segundo ano na Universidade Harvard, conheceu a estudante de medicina Priscilla Chan, sua actual esposa. Em 2010, começou a estudar mandarim chinês. O casal visitou a China em Dezembro de 2010, tendo-se casado em 2012, um dia após a entrada do Facebook na bolsa de valores Nasdaq.
Zuckerberg começou a usar computadores e a desenvolver softwares ainda criança. O pai ensinou-lhe a Programação Básica Atari em 1990 e, posteriormente, contratou o técnico de software David Newman para lhe dar aulas particulares. Newman não hesitava em considerá-lo como um prodígio, acrescentando que «era difícil ficar à frente dele». Zuckerberg gostava de criar programas de computador, especialmente ferramentas de comunicação e jogos. Num desses programas, surgiu o “ZuckNet”, que permitia que todos os computadores entre a casa e o consultório odontológico do pai pudessem comunicar entre si, no que pode ser considerado uma versão simplificada do AOL Instant Messenger, que foi lançado no ano seguinte.
Durante alguns anos, Zuckerberg trabalhou numa empresa chamada Intelligent Media Group, onde construiu um leitor de música chamado “Synapse Media Player”, que usa inteligência artificial para saber os hábitos de escuta dos usuários e recebeu uma alta classificação da revista “PC Magazine”. A Microsoft e a AOL tentaram comprar o “Synapse” e contratar Zuckerberg, mas ele preferiu matricular-se na Universidade Harvard em Setembro de 2002. Estudou também Psicologia e Ciência da Computação e era membro da Alpha Epsilon Pi, uma fraternidade judaica.
Os alunos da universidade solicitaram que fosse desenvolvido um Web site, que incluísse fotos e detalhes dos alunos para fazerem parte da sua rede informática. Mark ouviu os argumentos e decidiu que, se a universidade não o fizesse, seria ele a fazê-lo. Em breve, missão cumprida e o Facebook começaria a alastrar para outras universidades e escolas. Mais tarde, espalhar-se-ia por todo o mundo.
Em Setembro de 2010, soube-se que Zuckerberg havia doado 100 milhões de dólares para o Newark Public Schools, sistema de escolas públicas de Newark. Em Dezembro do mesmo ano, declarou que se havia tornado um dos signatários da The Giving Pledge, iniciativa criada por Bill Gates e Warren Buffett. 
Um filme baseado na história de Mark e dos fundadores do Facebook, com o título “A Rede Social”, foi lançado em Outubro de 2010. Mark foi interpretado por Jesse Eisenberg que foi nomeado para o Oscar de Melhor Actor. Após ganhar o Globo de Ouro de Melhor Filme em Janeiro de 2011, o produtor Scott Rudin agradeceu a Zuckerberg «a disponibilidade para nos permitir usar a sua vida e obra como uma metáfora, através da qual se conta uma história sobre a comunicação e a forma como as pessoas se relacionam entre si».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...