domingo, 17 de maio de 2015

17 DE MAIO - HORACE DODGE

EFEMÉRIDEHorace Elgin Dodge, um dos pioneiros da indústria automóvel norte-americana e co-fundador, juntamente com o seu irmão John Francis, da empresa construtora Dodge, nasceu em Nilles, no Michigan, em 17 de Maio de 1868. Morreu em Detroit no dia 10 de Dezembro de 1920.
Os irmãos Dodge iniciaram as suas carreiras profissionais em 1886 na Murphy Engine Company, fabricando motores marítimos. Fizeram depois fortuna produzindo bicicletas. Já nas vésperas do século XX, investiram todo o seu dinheiro na construção de um vasto atelier de mecânica em Detroit. Rapidamente se tornaram nos principais fornecedores de Henry Ford. Os negócios prosperaram e eles vieram a cessar a sua cooperação com Ford, para fundar a sua própria marca em 1914. Mercê da boa reputação que tinham, as encomendas afluíram e, em breve, a sua primeira viatura passou a ser uma séria rival da Fordc T.
Em 1920, quando a produção ultrapassou pela primeira vez os 100 000 exemplares, tudo se desmoronou. Vítima de pneumonia, John morreu em 14 de Janeiro, enquanto Horace, inconsolável e deprimido, viria a morrer em Dezembro.
A fábrica passou para o controlo de um grupo bancário em 1925, antes de ser comprada três anos mais tarde por Walter Chrysler. Integrada no grupo, mas mantendo o nome, a marca Dodge continuou a apresentar uma imagem jovem e desportiva. Hoje ainda, Dodge é considerada a marca mais dinâmica do grupo, nomeadamente com uma gama sedutora de 4X4
Os dois irmãos foram os inventores, nos Estados Unidos, do primeiro automóvel com carroçaria inteiramente feita de aço. Em 1981, Horace Dodge foi incluído no Automotive Hall of Fame.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...